O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98309 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4846 "inscrito_id" => 19694 "titulo" => "O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX" "resumo" => "Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB4846_26112023215035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98309 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4846 "inscrito_id" => 19694 "titulo" => "O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX" "resumo" => "Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB4846_26112023215035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }