A ansiedade é classificada em várias definições nos dicionários não técnicos como: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, etc. Sendo esta, em pequena quantidade benéfica ao ser humano devido à necessidade de nos manter em alerta. E em alguns casos ao invés de se sentir motivado a realizar os objetivos traçados a ansiedade pode agir de forma negativa trazendo assim um desânimo ao indivíduo. Portanto esse trabalho tem como objetivo, apresentar fatores que possam prejudicar o rendimento e desempenho de universitários que possuam ansiedade em qualquer grau. Diante disso, utilizamos como norte os seguintes autores CASTILLO (2000); DECHECHI, T. K. et al. (2022); LELIS et al., 2020); ZUARDI, (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa através de pesquisa bibliográfica nas bases de pesquisa, Biblioteca virtual em saúde (BVS), Google Acadêmico e Scielo. Realizou-se uma busca de forma aleatória na BVS utilizando-se os descritores “Transtorno de ansiedade, Ansiedade, Universidades, Ensino, Estudante e Saúde do estudante” selecionando, de forma não sistematizada, 5 artigos que encaixam-se dentro dos padrões desejados. Com isso, o trabalho surge com a intenção de contribuir com novas pesquisas sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre os fatores que envolvem os transtornos de ansiedade em estudantes do ensino superior.