Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98613
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5230
    "inscrito_id" => 9906
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são propostas didático-pedagógicas que objetivam conduzir o aluno ao centro do processo educativo, incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Em contrapartida ao ensino tradicional, que é centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, as metodologias ativas valorizam o papel do aluno como protagonista. No contexto das escolas públicas, a utilização dessas metodologias pode ser desafiadora, devido à falta de infraestrutura, materiais e recursos humanos adequados. Assim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre as metodologias ativas que podem ser aplicadas em contextos diversos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando revisão da literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar, utilizando os descritores: Metodologias Ativas, Ensino Público e Aprendizagem Ativa. Foram encontrados nove estudos que apresentaram caminhos viáveis para a alfabetização, alinhadas aos objetivos de educadores que enfrentam limitações de recursos. As metodologias ativas destacadas foram: Aprendizagem baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia de Problematização. Essas abordagens mostraram-se caminhos possíveis para processos de alfabetização pautados na perspectiva discursiva, no contexto das escolas públicas. Ressalta-se que as metodologias ativas são possibilidades e podem ser utilizadas de forma contextualizada com os cotidianos, considerando as características dos estudantes, o ambiente escolar e a o objetivo pedagógico a ser alcançado, visando uma aprendizagem significativa e a valorização das experiências dos alunos na alfabetização. Conclui-se que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem representam abordagens pedagógicas que legitimam o papel do aluno no centro dos processos educativos, reconfigurando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Embora sua aplicação em escolas públicas apresente desafios, é possível adotar metodologias viáveis, sendo fundamental que os educadores estejam abertos à inovação e busquem estratégias que se adequem à realidade da escola e dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9906_TB5230_10122023195824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "anabeatrizoliveiradasilva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98613
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5230
    "inscrito_id" => 9906
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são propostas didático-pedagógicas que objetivam conduzir o aluno ao centro do processo educativo, incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Em contrapartida ao ensino tradicional, que é centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, as metodologias ativas valorizam o papel do aluno como protagonista. No contexto das escolas públicas, a utilização dessas metodologias pode ser desafiadora, devido à falta de infraestrutura, materiais e recursos humanos adequados. Assim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre as metodologias ativas que podem ser aplicadas em contextos diversos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando revisão da literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar, utilizando os descritores: Metodologias Ativas, Ensino Público e Aprendizagem Ativa. Foram encontrados nove estudos que apresentaram caminhos viáveis para a alfabetização, alinhadas aos objetivos de educadores que enfrentam limitações de recursos. As metodologias ativas destacadas foram: Aprendizagem baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia de Problematização. Essas abordagens mostraram-se caminhos possíveis para processos de alfabetização pautados na perspectiva discursiva, no contexto das escolas públicas. Ressalta-se que as metodologias ativas são possibilidades e podem ser utilizadas de forma contextualizada com os cotidianos, considerando as características dos estudantes, o ambiente escolar e a o objetivo pedagógico a ser alcançado, visando uma aprendizagem significativa e a valorização das experiências dos alunos na alfabetização. Conclui-se que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem representam abordagens pedagógicas que legitimam o papel do aluno no centro dos processos educativos, reconfigurando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Embora sua aplicação em escolas públicas apresente desafios, é possível adotar metodologias viáveis, sendo fundamental que os educadores estejam abertos à inovação e busquem estratégias que se adequem à realidade da escola e dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9906_TB5230_10122023195824.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA BEATRIZ"
    "autor_email" => "anabeatrizoliveiradasilva"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são propostas didático-pedagógicas que objetivam conduzir o aluno ao centro do processo educativo, incentivando sua participação ativa na construção do conhecimento. Em contrapartida ao ensino tradicional, que é centrado no professor e na transmissão de conhecimentos, as metodologias ativas valorizam o papel do aluno como protagonista. No contexto das escolas públicas, a utilização dessas metodologias pode ser desafiadora, devido à falta de infraestrutura, materiais e recursos humanos adequados. Assim, o presente estudo teve como objetivo refletir sobre as metodologias ativas que podem ser aplicadas em contextos diversos. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando revisão da literatura dos últimos cinco anos nas plataformas Scielo, Periódicos Capes e Google Scholar, utilizando os descritores: Metodologias Ativas, Ensino Público e Aprendizagem Ativa. Foram encontrados nove estudos que apresentaram caminhos viáveis para a alfabetização, alinhadas aos objetivos de educadores que enfrentam limitações de recursos. As metodologias ativas destacadas foram: Aprendizagem baseada em Projetos, Sala de Aula invertida, Aprendizagem Cooperativa e a Metodologia de Problematização. Essas abordagens mostraram-se caminhos possíveis para processos de alfabetização pautados na perspectiva discursiva, no contexto das escolas públicas. Ressalta-se que as metodologias ativas são possibilidades e podem ser utilizadas de forma contextualizada com os cotidianos, considerando as características dos estudantes, o ambiente escolar e a o objetivo pedagógico a ser alcançado, visando uma aprendizagem significativa e a valorização das experiências dos alunos na alfabetização. Conclui-se que as metodologias ativas de ensino e de aprendizagem representam abordagens pedagógicas que legitimam o papel do aluno no centro dos processos educativos, reconfigurando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Embora sua aplicação em escolas públicas apresente desafios, é possível adotar metodologias viáveis, sendo fundamental que os educadores estejam abertos à inovação e busquem estratégias que se adequem à realidade da escola e dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.