É conhecida a mitificação da matemática pelos alunos do ensino regular brasileiro. Neste trabalho foi proposto o processo de criação de composição musical como facilitador e incentivador da compreensão de conceitos da análise combinatória. A importância do projeto justifica-se por meio da dificuldade encontrada em se fazer compreender por meios práticos algumas vertentes do pensamento matemático, sendo assim necessários novos meios de relacionar determinados temas. Para isso, o desenvolvimento de analogias entre temas matemáticos e conteúdos musicais surge como uma alternativa a ser explorada. Portanto, a criação de melodias com notas escolhidas e manipuladas através dos princípios da análise combinatória. O objetivo do presente trabalho é investigar a interdisciplinaridade entre música e matemática com ênfase na análise combinatória, desenvolvendo um novo paradigma acerca do entendimento da análise combinatória através de elementos musicais. Utilizou-se o pensamento analógico proposto por Abdounur (2003) para estabelecer relações entre conceitos musicais e princípios da análise combinatória, de modo que os conteúdos relacionados pudessem ser utilizados como ferramenta de ensino da matemática. Sendo assim, os conceitos da composição musical foram abordados em paralelo aos tipos de agrupamento da análise combinatória, ou seja, combinação simples, arranjo e permutação. Por fim, conclui-se que é possível criar composições musicais satisfatórias que podem ser elaboradas utilizando os princípios de análise combinatória, e utilizá-las como recurso didático em sala de aula.