A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino que possibilita uma aprendizagem significativa para o aluno, tendo como essência a utilização de atividades investigativas. Nesse contexto, se faz refletir sobre a importância do estudo de metodologias que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma a construção de estudos bibliográficos tem se enriquecido nas últimas décadas. Sendo assim, é importante evidenciar diversos tipos de produções em nosso país a fim de termos um maior embasamento do nosso objeto de estudo. É o que aborda Cavalcanti (2015) onde fundamenta que é importante um norteamento daquilo que se proponha a pesquisar sobre determinada temática, a fim de observar quais fora as intenções, o processo de desenvolvimento, possibilitando assim a sistematização do objeto de estudo e direcionar novos aspectos. Nessa construção de pensamento este trabalho teve como objetivo analisar a produção cientifica brasileira, por intermédio de alguns bancos de dados, sobre a temática da aprendizagem baseada em problemas e experimentação no ensino de química. Bem como pode-se identificar o quantitativo de trabalhos desenvolvidos sobre a temática abordada durante os últimos dez anos e refletir quais contribuições essas pesquisas se mostram para o processo de ensino e aprendizagem em química.