O presente artigo tem por objetivo compreender os benefícios da leitura literária na escola no processo de aprendizado e desenvolvimento dos alunos. A leitura é a mediadora que desde a infância, dá asas a criatividade e imaginação dos alunos, ocorre desde o momento em que a criança tem os primeiros contatos com os livros. Deste modo, a literatura se tornou parte integradora da direção e desenvolvimento humano, sendo assim, o hábito da leitura uma atividade indispensável no cotidiano de qualquer indivíduo, contribuindo para o desenvolvimento de um leitor crítico e criativo, assim, é necessário que o incentivo à leitura ande junto num processo de cumplicidade entre família, escola e sociedade, pois a literatura sendo utilizada de modo adequado, faz com que desperte os alunos para o mundo da leitura, não só como um ato de aprendizagem significativa, mas também prazerosa. Portanto, o trabalho busca conhecer as contribuições dessas atividades para o desenvolvimento dos alunos das series iniciais do ensino fundamental. O vigente estudo acadêmico caracteriza-se como uma revisão bibliográfica com informações baseadas em documentos acerca da temática presente, com suporte em teóricos como Cosson (2015), Hunhoff (2020) e Sperrhake (2021). Os resultados desta pesquisa serão mostrados posteriormente