Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100977
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8610
    "inscrito_id" => 25474
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE."
    "resumo" => "O ensino da aplicação da ferramenta 5S é parte do conteúdo programático da disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade, foi escolhida como objeto de estudo por ser uma ferramenta eficiente, que é utilizada nas áreas organizacional, pessoal e acadêmica. A metodologia de apresentação do 5S foi iniciada por meio de uma palestra para alunos dos cursos noturnos do PROEJA, Telemática e Subsequente em Mineração do IFPB campus CG, para demonstração dos resultados da aplicação do 5S em um setor do campus, através de um estudo realizado por uma discente do curso de Construção de Edifícios, em que buscou aplicar os conceitos trabalhados em sala de aula, por meio da demonstração da aplicabilidade da ferramenta. No segundo momento, foi ministrada uma oficina, na Semana do Meio Ambiente 2023 do campus CG, para alunos dos Cursos Técnicos Integrados e Superior. Na oportunidade, foram debatidos os conceitos dos cinco sensos que integram a ferramenta 5S, a partir do feedback relatado durante a oficina pelos alunos. Foram aplicadas dinâmicas, baseadas na realidade dos participantes, sobre seus hábitos de autodisciplina, ordem, utilidade, limpeza e manutenção no ambiente físico e não físico que os rodeiam, com o objetivo de estimulá-los a usarem em suas rotinas, os sensos aprendidos, quer seja no futuro espaço profissional ou no atual espaço estudantil. Foram aplicados e tabulados, questionários para levantamento das expectativas, aprendizagem e avaliação crítica dos alunos participantes. Os resultados da palestra e da oficina ratificam que os conteúdos teóricos abordados no ensino da ferramenta 5S, contribuem para a eficiência da aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25474_TB8610_12092023001628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE GONÇALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Francicleide Go"
    "autor_email" => "francicleide.sousa@ifpb.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100977
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8610
    "inscrito_id" => 25474
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5S NA APRENDIZAGEM DE DISCENTES DO IFPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE."
    "resumo" => "O ensino da aplicação da ferramenta 5S é parte do conteúdo programático da disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade, foi escolhida como objeto de estudo por ser uma ferramenta eficiente, que é utilizada nas áreas organizacional, pessoal e acadêmica. A metodologia de apresentação do 5S foi iniciada por meio de uma palestra para alunos dos cursos noturnos do PROEJA, Telemática e Subsequente em Mineração do IFPB campus CG, para demonstração dos resultados da aplicação do 5S em um setor do campus, através de um estudo realizado por uma discente do curso de Construção de Edifícios, em que buscou aplicar os conceitos trabalhados em sala de aula, por meio da demonstração da aplicabilidade da ferramenta. No segundo momento, foi ministrada uma oficina, na Semana do Meio Ambiente 2023 do campus CG, para alunos dos Cursos Técnicos Integrados e Superior. Na oportunidade, foram debatidos os conceitos dos cinco sensos que integram a ferramenta 5S, a partir do feedback relatado durante a oficina pelos alunos. Foram aplicadas dinâmicas, baseadas na realidade dos participantes, sobre seus hábitos de autodisciplina, ordem, utilidade, limpeza e manutenção no ambiente físico e não físico que os rodeiam, com o objetivo de estimulá-los a usarem em suas rotinas, os sensos aprendidos, quer seja no futuro espaço profissional ou no atual espaço estudantil. Foram aplicados e tabulados, questionários para levantamento das expectativas, aprendizagem e avaliação crítica dos alunos participantes. Os resultados da palestra e da oficina ratificam que os conteúdos teóricos abordados no ensino da ferramenta 5S, contribuem para a eficiência da aprendizagem discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25474_TB8610_12092023001628.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE GONÇALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Francicleide Go"
    "autor_email" => "francicleide.sousa@ifpb.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino da aplicação da ferramenta 5S é parte do conteúdo programático da disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade, foi escolhida como objeto de estudo por ser uma ferramenta eficiente, que é utilizada nas áreas organizacional, pessoal e acadêmica. A metodologia de apresentação do 5S foi iniciada por meio de uma palestra para alunos dos cursos noturnos do PROEJA, Telemática e Subsequente em Mineração do IFPB campus CG, para demonstração dos resultados da aplicação do 5S em um setor do campus, através de um estudo realizado por uma discente do curso de Construção de Edifícios, em que buscou aplicar os conceitos trabalhados em sala de aula, por meio da demonstração da aplicabilidade da ferramenta. No segundo momento, foi ministrada uma oficina, na Semana do Meio Ambiente 2023 do campus CG, para alunos dos Cursos Técnicos Integrados e Superior. Na oportunidade, foram debatidos os conceitos dos cinco sensos que integram a ferramenta 5S, a partir do feedback relatado durante a oficina pelos alunos. Foram aplicadas dinâmicas, baseadas na realidade dos participantes, sobre seus hábitos de autodisciplina, ordem, utilidade, limpeza e manutenção no ambiente físico e não físico que os rodeiam, com o objetivo de estimulá-los a usarem em suas rotinas, os sensos aprendidos, quer seja no futuro espaço profissional ou no atual espaço estudantil. Foram aplicados e tabulados, questionários para levantamento das expectativas, aprendizagem e avaliação crítica dos alunos participantes. Os resultados da palestra e da oficina ratificam que os conteúdos teóricos abordados no ensino da ferramenta 5S, contribuem para a eficiência da aprendizagem discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.