O presente trabalho trata-se de um resumo que tem como foco a emancipação de mulheres negras da Educação de Jovens Adultos (EJA), nesse sentido, busca responder a seguinte questão: De que forma a EJA pode contribuir para a emancipação de mulheres negras? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, meio pertinente para a construção de conhecimentos acerca da temática. O estudo objetiva discutir e refletir acerca da Educação de Jovens e Adultos como meio potencializador da emancipação de mulheres negras. O meu interesse em desenvolver esta pesquisa parte da minha identificação como mulher negra, o contato com mulheres da EJA e dos estudos e discussões acerca da Educação de Jovens e Adultos. A educação é um meio privilegiado para a promoção de mudanças, posto isto, a EJA é uma modalidade que emerge como direito, uma conquista das lutas dos movimentos sociais e de mulheres. Para tanto, faz-se necessário pensar sobre quem são os sujeitos da EJA, suas especificidades, seus anseios para com a educação. O trabalho fundamenta-se em autores como Freire (2019), (2020), Rago (1985), Palma (2017), Hooks (2013), Gadotti (2014), Evaristo (2005), Jesus (2014), Adún (2008) e outros.