RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97402 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13480 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13480_TB3660_31052023170940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "Lidianny" "autor_email" => "mouralidianny@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97402 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 13480 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13480_TB3660_31052023170940.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA" "autor_nome_curto" => "Lidianny" "autor_email" => "mouralidianny@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }