O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática.