Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97402
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3660
    "inscrito_id" => 13480
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13480_TB3660_31052023170940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Lidianny"
    "autor_email" => "mouralidianny@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97402
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3660
    "inscrito_id" => 13480
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13480_TB3660_31052023170940.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA"
    "autor_nome_curto" => "Lidianny"
    "autor_email" => "mouralidianny@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Matemática nos últimos anos vem buscando novas metodologias e estratégias de ensino para alcançar bons resultados na aprendizagem desta área do conhecimento. No entanto, não é raro encontrarmos, em nosso cotidiano escolar professores de matemática ministrando esta matéria somente de forma tradicional, utilizando o livro didático e tendo como metodologias de ensino aulas expositivas e exercícios de fixação. Diante disso esse estudo é consequência de uma experiência vivenciada na disciplina de estágio de observação do curso de Matemática do IFCE Campus de Cedro. Neste período, percebeu-se as dificuldades dos discentes nos assuntos de Funções Polinomiais. Ficou evidente que a maioria dos alunos não compreendiam os assuntos abordados pelo regente da turma e não participavam nas aulas, principalmente na resolução das atividades, pois não tinham o domínio de conteúdos anteriores. Diante deste déficit e da observação de aulas tradicionais única metodologia adotada pelo professor, propomos a realização de uma oficina com a utilização de materiais lúdicos como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem que pode auxiliar na fixação de conteúdos matemáticos. A Oficina foi dividida em três momentos: no primeiro reexplicamos os assuntos utilizando lousa e lista de exercícios, como recurso. No segundo foi construído o jogo matemático dominó de quatro pontas pelos alunos e pelo professor, para a criação das perguntas foi utilizado o exercício proposto no primeiro momento. No último momento, iniciou-se a fixação dos conteúdos por meio da brincadeira, o jogo seguiu as regras do dominó tradicional, acrescido de regras próprias, a brincadeira foi realizada quatro vezes. Assim, espera-se que este trabalho incentive professores e futuros professores a pensarem em metodologias de ensino que busquem aproximar a abordagem dos conteúdos com a realidade dos discentes, podendo este trabalho servir como inspiração para replicarem essa vivência, despertando a criatividade e motivação dos alunos para aprenderem Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.