Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97804
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4211
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este projeto de intervenção pedagógica foi aplicado aos professores e estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Honório Rodrigues de Amorim, em Várzea Grande – MT, com intuito de propagar conhecimento a respeito das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater a falta de informação e, consequentemente, o preconceito que as pessoas com autismo sofrem diariamente na sociedade. Realizou-se palestra e debates sobre o tema, além de oficinas de PECS aos professores, na qual produzia-se material didático com base no Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). Muitos profissionais da educação possuem (ou irão possuir em algum momento da carreira profissional) educandos com autismo, portanto, conhecer as peculiaridades do indivíduo com TEA, bem como os recursos melhor aplicáveis em sala de aula, facilitará a inclusão escolar e o desenvolvimento cognitivo do estudante com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID454_TB4211_27092023162825.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA PACHECO SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Samara Pacheco"
    "autor_email" => "samara.pacheco2016@gmail."
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97804
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4211
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Este projeto de intervenção pedagógica foi aplicado aos professores e estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Honório Rodrigues de Amorim, em Várzea Grande – MT, com intuito de propagar conhecimento a respeito das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater a falta de informação e, consequentemente, o preconceito que as pessoas com autismo sofrem diariamente na sociedade. Realizou-se palestra e debates sobre o tema, além de oficinas de PECS aos professores, na qual produzia-se material didático com base no Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). Muitos profissionais da educação possuem (ou irão possuir em algum momento da carreira profissional) educandos com autismo, portanto, conhecer as peculiaridades do indivíduo com TEA, bem como os recursos melhor aplicáveis em sala de aula, facilitará a inclusão escolar e o desenvolvimento cognitivo do estudante com autismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID454_TB4211_27092023162825.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA PACHECO SILVA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "Samara Pacheco"
    "autor_email" => "samara.pacheco2016@gmail."
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este projeto de intervenção pedagógica foi aplicado aos professores e estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Honório Rodrigues de Amorim, em Várzea Grande – MT, com intuito de propagar conhecimento a respeito das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), combater a falta de informação e, consequentemente, o preconceito que as pessoas com autismo sofrem diariamente na sociedade. Realizou-se palestra e debates sobre o tema, além de oficinas de PECS aos professores, na qual produzia-se material didático com base no Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). Muitos profissionais da educação possuem (ou irão possuir em algum momento da carreira profissional) educandos com autismo, portanto, conhecer as peculiaridades do indivíduo com TEA, bem como os recursos melhor aplicáveis em sala de aula, facilitará a inclusão escolar e o desenvolvimento cognitivo do estudante com autismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.