A interdisciplinaridade é inerente ao processo educativo moderno; na contemporaneidade, busca-se uma compreensão global dos fenômenos e não uma visão fragmentada deste. Logo, no contexto de uma educação arraigada em uma sociedade tecnológica e globalizada, os processos são sempre investigados sob uma perspectiva inter e multidisciplinar. Dentro do conjunto das Ciências Naturais e da Terra; Biologia, Química e Física, geralmente avaliam diferentes aspectos de um mesmo fenômeno, de modo a complementar e/ou confirmar ideias destas áreas distintas. Assim, a problemática que norteou este trabalho foi: “Como estudar os fenômenos naturais por meio de atividades experimentais no Ensino Médio que envolvessem conceitos e teorias da Química e da Física?”. A partir dest e problema, estipulou-se objetivo geral: “Estudar fenômenos naturais a partir de um processo de ensino interdisciplinar de Física e Química com a utilização de experimentação no processo educativo referente ao conteúdo de Química do 2º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Nascimento de Moraes, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas foram: coleta de informações bibliográficas, elaboração de aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação; elaboração e aplicação de questionário após a referida aula e triangulação dos resultados. A partir disto, observou-se que, possivelmente, uma aula pautada na interdisciplinaridade e experimentação auxiliou no desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte do alunado, bem como, em uma compreensão mais global e não fragmentada dos fenômenos estudados.