Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN (CAMPUS IPANGUAÇU) EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99664
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6600
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN (CAMPUS IPANGUAÇU) EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O uso da tecnologia no ambiente escolar é um retrato da estrutura atual da sociedade moderna, onde é indispensável o acesso à informação de forma rápida e clara. No que diz respeito a disciplina de Química, diversas pesquisas tratam de estratégias buscando a facilitação da aprendizagem, sendo assim destacam-se as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que nada mais são que recursos didáticos, como por exemplo, vídeos, filmes, jogos e nesse caso softwares que buscam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses, vale ressaltar o software chemsketch, muito utilizado nas aulas de química orgânica, pois é bastante intuitivo, permite desenhar diversas moléculas orgânicas, dispõe de ferramentas que oferecem dados sobre as propriedades das moléculas, otimização da geometria, verifica formas tautoméricas, enumera os átomos da cadeia, fornece o nome de diversas, além de ter a opção de visualização 3 D e é gratuito. De acordo com essa concepção o presente trabalho analisou-se de maneira quantitativa e qualitativa as noções que os professores e alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte, para tanto utilizou-se questionários via google forms, e as avaliações em sua maioria apontaram pontos positivos, como facilidade e simplicidade de uso, interface amigável, boa utilidade para professores e alunos, o único ponto negativo apontado foi o idioma, pois é em inglês. Portanto, é seguro afirmar que o uso do software chemsketch é benéfico no que se refere ao ensino de química, além de trazer inovação tecnológica, promove a dinamicidade das aulas e a estimulação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID352_TB6600_09122023142801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTE SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTE"
    "autor_email" => "a.rute.araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99664
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6600
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN (CAMPUS IPANGUAÇU) EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O uso da tecnologia no ambiente escolar é um retrato da estrutura atual da sociedade moderna, onde é indispensável o acesso à informação de forma rápida e clara. No que diz respeito a disciplina de Química, diversas pesquisas tratam de estratégias buscando a facilitação da aprendizagem, sendo assim destacam-se as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que nada mais são que recursos didáticos, como por exemplo, vídeos, filmes, jogos e nesse caso softwares que buscam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses, vale ressaltar o software chemsketch, muito utilizado nas aulas de química orgânica, pois é bastante intuitivo, permite desenhar diversas moléculas orgânicas, dispõe de ferramentas que oferecem dados sobre as propriedades das moléculas, otimização da geometria, verifica formas tautoméricas, enumera os átomos da cadeia, fornece o nome de diversas, além de ter a opção de visualização 3 D e é gratuito. De acordo com essa concepção o presente trabalho analisou-se de maneira quantitativa e qualitativa as noções que os professores e alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte, para tanto utilizou-se questionários via google forms, e as avaliações em sua maioria apontaram pontos positivos, como facilidade e simplicidade de uso, interface amigável, boa utilidade para professores e alunos, o único ponto negativo apontado foi o idioma, pois é em inglês. Portanto, é seguro afirmar que o uso do software chemsketch é benéfico no que se refere ao ensino de química, além de trazer inovação tecnológica, promove a dinamicidade das aulas e a estimulação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID352_TB6600_09122023142801.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTE SILVA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTE"
    "autor_email" => "a.rute.araujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso da tecnologia no ambiente escolar é um retrato da estrutura atual da sociedade moderna, onde é indispensável o acesso à informação de forma rápida e clara. No que diz respeito a disciplina de Química, diversas pesquisas tratam de estratégias buscando a facilitação da aprendizagem, sendo assim destacam-se as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que nada mais são que recursos didáticos, como por exemplo, vídeos, filmes, jogos e nesse caso softwares que buscam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses, vale ressaltar o software chemsketch, muito utilizado nas aulas de química orgânica, pois é bastante intuitivo, permite desenhar diversas moléculas orgânicas, dispõe de ferramentas que oferecem dados sobre as propriedades das moléculas, otimização da geometria, verifica formas tautoméricas, enumera os átomos da cadeia, fornece o nome de diversas, além de ter a opção de visualização 3 D e é gratuito. De acordo com essa concepção o presente trabalho analisou-se de maneira quantitativa e qualitativa as noções que os professores e alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte, para tanto utilizou-se questionários via google forms, e as avaliações em sua maioria apontaram pontos positivos, como facilidade e simplicidade de uso, interface amigável, boa utilidade para professores e alunos, o único ponto negativo apontado foi o idioma, pois é em inglês. Portanto, é seguro afirmar que o uso do software chemsketch é benéfico no que se refere ao ensino de química, além de trazer inovação tecnológica, promove a dinamicidade das aulas e a estimulação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.