O uso da tecnologia no ambiente escolar é um retrato da estrutura atual da sociedade moderna, onde é indispensável o acesso à informação de forma rápida e clara. No que diz respeito a disciplina de Química, diversas pesquisas tratam de estratégias buscando a facilitação da aprendizagem, sendo assim destacam-se as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que nada mais são que recursos didáticos, como por exemplo, vídeos, filmes, jogos e nesse caso softwares que buscam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre esses, vale ressaltar o software chemsketch, muito utilizado nas aulas de química orgânica, pois é bastante intuitivo, permite desenhar diversas moléculas orgânicas, dispõe de ferramentas que oferecem dados sobre as propriedades das moléculas, otimização da geometria, verifica formas tautoméricas, enumera os átomos da cadeia, fornece o nome de diversas, além de ter a opção de visualização 3 D e é gratuito. De acordo com essa concepção o presente trabalho analisou-se de maneira quantitativa e qualitativa as noções que os professores e alunos do curso de licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do norte, para tanto utilizou-se questionários via google forms, e as avaliações em sua maioria apontaram pontos positivos, como facilidade e simplicidade de uso, interface amigável, boa utilidade para professores e alunos, o único ponto negativo apontado foi o idioma, pois é em inglês. Portanto, é seguro afirmar que o uso do software chemsketch é benéfico no que se refere ao ensino de química, além de trazer inovação tecnológica, promove a dinamicidade das aulas e a estimulação dos alunos.