Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR ENTRE MEMÓRIAS: A HISTÓRIA SOCIAL DAS CRIANÇAS DE PAULO AFONSO – BA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95217
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 759
    "inscrito_id" => 9720
    "titulo" => "POR ENTRE MEMÓRIAS: A HISTÓRIA SOCIAL DAS CRIANÇAS DE PAULO AFONSO – BA"
    "resumo" => "Abordar as perspectivas históricas sobre a infância é reconhecer que atualmente os olhares a essa fase do desenvolvimento humano são frutos de uma construção sócio-histórico-cultural que dinamicamente estão em constante variação, recebendo olhares e atenções distintas a partir da sociedade e época que vivenciam suas experiências. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a história social das crianças de Paulo Afonso – Ba, através das narrativas memorialísticas de adultos e crianças que compõe a cidade. A partir de uma abordagem qualitativa com enfoque nas memórias, o estudo se afirma no campo da História Social da Infância, realizado por meio de um projeto de extensão universitária, que oportunizou diálogos com educadores, crianças e a comunidade, resgatando lembranças, brincadeiras, cantigas e situações ocorridas na cidade nos tempos de outrora. As discussões apresentadas se fundamentam nas proposições sobre a infância enquanto categoria social, especialmente, com Corsaro (2011), Beloni (2009) e Sarmento (2005) e na valorização das memórias como fonte de análise e pesquisa em Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Benjamin (1994). Os resultados evidenciam a pluralidade das infâncias presentes na cidade e a potencialidade das crianças em distintos períodos históricos, revelando que as lembranças memorialísticas são elementos que fazem parte do cotidiano, influindo nos modos de ser e viver a infância. O projeto de extensão desenvolvido possibilitou, ainda, enaltecer a cultura das infâncias e ampliar a perspectiva da criança enquanto cidadã que produz cultura e história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9720_TB759_03102023131150.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISE SOARES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAISE"
    "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95217
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 759
    "inscrito_id" => 9720
    "titulo" => "POR ENTRE MEMÓRIAS: A HISTÓRIA SOCIAL DAS CRIANÇAS DE PAULO AFONSO – BA"
    "resumo" => "Abordar as perspectivas históricas sobre a infância é reconhecer que atualmente os olhares a essa fase do desenvolvimento humano são frutos de uma construção sócio-histórico-cultural que dinamicamente estão em constante variação, recebendo olhares e atenções distintas a partir da sociedade e época que vivenciam suas experiências. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a história social das crianças de Paulo Afonso – Ba, através das narrativas memorialísticas de adultos e crianças que compõe a cidade. A partir de uma abordagem qualitativa com enfoque nas memórias, o estudo se afirma no campo da História Social da Infância, realizado por meio de um projeto de extensão universitária, que oportunizou diálogos com educadores, crianças e a comunidade, resgatando lembranças, brincadeiras, cantigas e situações ocorridas na cidade nos tempos de outrora. As discussões apresentadas se fundamentam nas proposições sobre a infância enquanto categoria social, especialmente, com Corsaro (2011), Beloni (2009) e Sarmento (2005) e na valorização das memórias como fonte de análise e pesquisa em Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Benjamin (1994). Os resultados evidenciam a pluralidade das infâncias presentes na cidade e a potencialidade das crianças em distintos períodos históricos, revelando que as lembranças memorialísticas são elementos que fazem parte do cotidiano, influindo nos modos de ser e viver a infância. O projeto de extensão desenvolvido possibilitou, ainda, enaltecer a cultura das infâncias e ampliar a perspectiva da criança enquanto cidadã que produz cultura e história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9720_TB759_03102023131150.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISE SOARES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAISE"
    "autor_email" => "laisesoareslima@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Abordar as perspectivas históricas sobre a infância é reconhecer que atualmente os olhares a essa fase do desenvolvimento humano são frutos de uma construção sócio-histórico-cultural que dinamicamente estão em constante variação, recebendo olhares e atenções distintas a partir da sociedade e época que vivenciam suas experiências. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a história social das crianças de Paulo Afonso – Ba, através das narrativas memorialísticas de adultos e crianças que compõe a cidade. A partir de uma abordagem qualitativa com enfoque nas memórias, o estudo se afirma no campo da História Social da Infância, realizado por meio de um projeto de extensão universitária, que oportunizou diálogos com educadores, crianças e a comunidade, resgatando lembranças, brincadeiras, cantigas e situações ocorridas na cidade nos tempos de outrora. As discussões apresentadas se fundamentam nas proposições sobre a infância enquanto categoria social, especialmente, com Corsaro (2011), Beloni (2009) e Sarmento (2005) e na valorização das memórias como fonte de análise e pesquisa em Bosi (1994), Halbwachs (2006) e Benjamin (1994). Os resultados evidenciam a pluralidade das infâncias presentes na cidade e a potencialidade das crianças em distintos períodos históricos, revelando que as lembranças memorialísticas são elementos que fazem parte do cotidiano, influindo nos modos de ser e viver a infância. O projeto de extensão desenvolvido possibilitou, ainda, enaltecer a cultura das infâncias e ampliar a perspectiva da criança enquanto cidadã que produz cultura e história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.