O presente projeto busca apresentar o uso de animações de TV como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino de disciplinas consideradas abstratas, mantendo o foco na área da bioquímica. Desse modo, a utilização da animação X-Men: Evolution, age como um meio de fazer uso da analogia no ensino. Esse estudo é baseado no método TWA (Teaching With Analogies) - desenvolvido por Glynn em 1991 e reformulado em 1994 - e apresenta passos significativos na abordagem do ensino por analogia. Pode-se observar que a animação proporciona diversas representações que estão ligadas a ambientes, organismos, sua variabilidade, migração e deriva genética, que são características do processo de mutação genética. A animação tem algumas limitações, por isso não são analogias precisas, mas usando o método de Glynn, incluindo o uso das limitações da animação para aprimorar o aprendizado, perspectivas e o senso crítico dos alunos. Buscamos facilitar as discussões sobre o uso de novos métodos para o processo de ensino, especificamente nas aulas de bioquímica, de modo que auxilie o professor no processo de ensino, possibilitando o uso do conhecimento de matéria analogicamente. Este trabalho envolve a produção de uma sala temática, desenvolvida após uma pesquisa bibliográfica, dando sequência com a formação de hipóteses e, logo após, a realização do experimento, onde será utilizado o método TWA. Por fim, este trabalho tem como resultados esperados o melhoramento da compreensão da mutação bioquímica e a orientação acerca da implementação da metodologia de Glynn no processo de ensino.