O presente trabalho tem como objetivo geral apontar o desenvolvimento, sugestões e análises de atividades para serem aplicadas em sala de aula que envolvam conteúdos de Matemática Financeira visando conscientização em torno do uso do dinheiro e como a Matemática Financeira contribui no dia a dia de cada um. Para tanto, subdividiu-se o objetivo citado nos seguintes objetivos específicos: I - Identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre Matemática financeira de acordo o nível de escolaridade em que estão; II - Propor atividades com situações problemas e contextualização de Educação Financeira; e III - Analisar as atividades propostas em uma sequência didática. Dessa forma, foi adotado, metodologicamente, uma postura de pesquisa do tipo básica; qualitativa; pesquisa exploratória e, quanto aos procedimentos, uma pesquisa experimental com revisão bibliográfica em 24 autores, de 25 referências, datados entre 1997 e 2023. Para situar uma amostra da realidade local foi utilizado três tipos de questionários, sendo um virtual para adultos, um virtual para adolescentes e um físico, impresso, para adolescentes. Responderam ao questionário 25 pessoas. Foi analisada duas obras didáticas adotadas no município de Rio Tinto e Mamanguape e foi proposta uma sequência didática que está alinhada com as respostas provindas dos questionários e conseguem, de certa forma, complementar um dos livros didáticos que aborda o conteúdo de Matemática Financeira. Depois foi analisada a sequência didática elaborada e mostrado possíveis variações a qual a sequência pode se submeter. A contribuição da pesquisa promove o debate para comunidade acadêmica sobre a necessidade de se atualizar os leitores, órgãos e instituições que se debruçam sobre reflexões acerca da Educação Financeira e a realidade local.