LUCENA, Maria Isabel Souza De et al.. Analogia dos livros didáticos de biologia. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97675>. Acesso em: 23/12/2024 00:17
A analogia, método de ensino que visa relacionar conceitos complexos à domínios presentes na realidade dos estudantes, é um facilitador no processo de aprendizagem. Em relação às imagens analógicas nos livros didáticos, nem sempre é o que se espera da função requerida pelo instrumento. Neste trabalho busca-se refletir sobre o uso de analogias e das imagens analógicas como forma de pensar sua utilização na sala de aula e sua contribuição como ferramenta facilitadora para a aprendizagem. A metodologia utilizada foi leitura minuciosa da coleção Multiversos: ciência da natureza, publicado em 2020 usado no novo ensino médio e rede pública no município de Mossoró/RN, onde as analogias e figuras analógicas foram quantificadas e avaliadas quanto sua contribuição na compreensão dos conteúdos de biologia. O estudo de natureza descritivo-analítica utilizou a investigação documental como metodologia de pesquisa. Os resultados observados foram que ao analisar a coleção didática Multiversos: ciência da natureza foi possível notar uma deficiência de analogias verbais, no livro movimentos e equilíbrios da natureza foram encontradas três analogias e no livro matéria, energia e vida apenas uma, totalizando quatro analogias presentes nos dois livros da coleção, todas do tipo simples. Verificou-se que o mapeamento entre similitudes e diferenças existentes na relação analógica se faz necessário para que as representações analógicas ocorram de forma exitosa e importante destacar a necessidade de problematizar o uso de analogias presentes nos textos, sugerindo sua potencialidade enquanto ferramenta didática. Percebeu-se ainda, que o uso das imagens analógicas é pouco explorado nos livros didáticos, embora historicamente utilizadas para comunicar conceitos, se não forem bem exploradas ou se exploradas de forma equivocada podem perder sua função inicial de explicação e aproximação com os conhecimentos prévios, passando então a ser compreendida como parte do conteúdo apreendido pelo estudante, favorecendo uma aprendizagem incompleta ou errônea do conceito científico.