A Sequência Didática (SD) é uma organização sistemática de atividades que contemplam o domínio da produção oral e escrita de um gênero textual específico. Para planejá-la, considera-se a prática da leitura como indispensável para o desenvolvimento de competências concernentes à visão crítica do indivíduo, ao estímulo do raciocínio, à melhoria do vocabulário, ao aperfeiçoamento da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento mais amplo e diversificado sobre inúmeras temáticas e gêneros textuais que circulam socialmente. No entanto, muitas vezes, as propostas de leitura e escrita no contexto escolar são realizadas de maneira simplista e não propiciam a aprendizagem efetiva de um determinado gênero textual. Pensando nisso, este artigo objetiva apresentar as contribuições da Sequência Didática para que as habilidades de leitura e escrita sejam potencializadas e para que o estudante seja proficiente na produção de textos. Teoricamente, no que se refere ao ensino e à aprendizagem sobre os gêneros orais e escritos, ancora-se nos fundamentos instituídos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa de dados, com descrição e análise de uma SD, cujo propósito foi que alunos do sétimo ano do ensino fundamental desenvolvessem, gradualmente, habilidades de leitura e escrita dos gêneros crônica e letra de música. Os resultados revelam que o desenvolvimento de uma SD contribui para uma aprendizagem mais assertiva dos gêneros orais e escritos apresentados, uma vez que o ato de ler desenvolve a criticidade, a imaginação, a comunicação, a criatividade e amplia a habilidade escritora.