Esta pesquisa visou abordar a utilização de paródias como instrumento/técnica a serem utilizadas durante as aulas de História, sendo estas muito importantes para a questão do processo ensino-aprendizagem do ensino de História, auxiliando o aluno a compreender, de maneira divertida, lúdica e proativa, sobre importantes contextualizações dos conteúdos de História, especificamente quando se aborda os anos finais do ensino médio (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Te. Cor. Cândido José Mariano, haja vista que, a maioria destes discentes estão em processo de formação acadêmica básica, onde visam seus possíveis ingressos no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. Como referencial teórico foi utilizado para esta pesquisa autores como Bittencourt (2018), Bachur (2019), Saviani (2007), Bain (2007). Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V). Destaca-se que esta pesquisa possui como referencial metodológico a investigação qualitativa (paradigma interpretativo), diante da perspectiva da etnometodologia, pois busca considerar e/ou compreender o papel do professor de História da referida escola no contexto ensino-aprendizagem desta comunidade escolar. Assim sendo, percebe-se como resultado principal a relevância que as paródias possuem, como técnica de ensino, mediante ao contexto do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de História, especialmente com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais demonstram maior entendimento sobre o Ensino de História a partir das citadas paródias, através de um ensino lúdico, divertido e proativo.