Em recentes discussões sobre alfabetização e letramento, índices de desempenho dos alunos da Educação Básica ao Ensino Médio, Avaliações internas e externas, muito se tem discutido sobre o baixo desempenho dos alunos em leitura, escrita e cálculo, principalmente na atualidade pós pandemia. Estima-se que os alunos carregam ao longo dos seus anos escolares os impactos das defasagens em seu processo de alfabetização e letramento. Nesse atual cenário, questões relativas à formação docente e aprendizagem dos se entrecruzam nesses debates e percebe-se que as teorias do desenvolvimento, da aprendizagem, alfabetização e letramento fazem parte das disciplinas oferecidas aos estudantes que decidem ingressar na carreira docente. Ao refletirmos sobre essas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar aos professores e pesquisadores da educação, a importância em se compreender as principais correntes pedagógicas e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem como bases para a formação docente. Dessa forma, o estudo em questão fará uma análise explicativa das teorias e tendencias existentes e suas contribuições na formação docente e seus impactos na aprendizagem dos alunos.