Este estudo aborda uma análise de revisão de literatura sobre o uso de jogos eletrônicos por crianças, visando caracterizar os impactos desse uso, observando os limites e as possibilidades formativas, o potencial pedagógico e as contradições no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), buscando responder: quais impactos o uso dos jogos eletrônicos pode trazer para o desenvolvimento das crianças? Esses jogos influenciam de forma positiva ou negativa? Quanto à metodologia, baseou-se na seleção de dissertação, trabalhos de conclusão de cursos e artigos conforme sua relevância, disponíveis no Banco de Dissertações do Portal da Capes, no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros e na SciELO. Essa busca ocorreu entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. As análises foram baseadas na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que existem poucas pesquisas acerca do uso de jogos eletrônicos, e não se encontrou nenhuma com abordagem CTS. As pesquisas destacaram que esses jogos podem se transformar em aliados da educação, apontando-se muitas possibilidades de uso pedagógico significativo para a formação de crianças e adolescentes, pois estão cada vez mais presentes na vida destes e podem ser facilmente acessados por meio de smartphones, tablets e computadores. No entanto, essas pesquisas também sinalizaram os perigos do uso excessivo desses jogos.