Esse trabalho avaliou o conhecimento dos alunos da 3ª Série, sobre o agrotóxicos. Lacunas de conhecimento e percepções equivocadas podem afetar a compreensão dos alunos sobre os riscos associados a essas substâncias, desse modo, a justificativa para a realização desse trabalho é de promover uma educação sobre os agrotóxicos, considerando seus impactos na saúde humana e no meio ambiente. É fundamental fornecer aos alunos informações atualizadas, claras e acessíveis sobre agrotóxicos, a fim de capacitá-los a tomar decisões conscientes em relação ao consumo de alimentos e à proteção do meio ambiente. Aplicou-se um questionário com 15 questões, abordando tópicos como definição, natureza, finalidade, fontes de informação, presença nos alimentos, riscos para a saúde e meio ambiente, políticas de liberação, conhecimento de nomes de agrotóxicos, etc. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes compreendem que os agrotóxicos são venenos sintéticos utilizados para evitar pragas nas plantações. A televisão foi apontada como a principal fonte de informação sobre o tema, seguida pela escola e internet, uma parcela significativa expressou dúvidas ou desconhecimento sobre seus benefícios. A falta de conhecimento sobre nomes específicos de agrotóxicos foi evidente, assim como a necessidade de uso de EPIs no manuseio dessas substâncias. A maioria dos alunos também não estava familiarizada com alternativas saudáveis ao uso de agrotóxicos. Em relação à disponibilidade de informações, houve uma percepção de que ainda há carência e necessidade de mais informações sobre os cuidados necessários no uso de agrotóxicos, embora a abordagem interdisciplinar do tema tenha sido reconhecida, com destaque para as disciplinas de química e biologia. Os resultados indicam uma compreensão geral sobre o tema, mas também revelam lacunas de conhecimento e a necessidade de informações sobre os riscos e cuidados relacionados aos agrotóxicos sobretudo o plantio de maracujá, sendo uma das principais atividades econômicas daquela região.