SILVA, Marcela Alves Da. O papel da dança e da cultura nordestina na prática educativa. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97622>. Acesso em: 23/12/2024 05:33
Diversidade cultural nordestina, contribui de forma efetiva para todos os envolvidos na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea as manifestações expressivas de nossa cultura. Cultura está que levou aos estudantes a desenvolver expressão corporal como recurso de aprendizagem escolar, através de pesquisa investigativas, apresentação de diferentes ritmos da região Nordeste, construção de coreografias e ensaios, utilizando o corpo em movimento estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na interação social, tendo como objetivo investigar a diversidade de ritmos da região nordeste, foi encantador para os envolvidos. Nele, foi possível explora a criatividade e coletividade dos estudantes que através da curiosidade desenvolverão lindas apresentações a respeitos dos diversos ritmos musicais encontrados no Nordeste. Este trabalho é resultado de um projeto de Eletiva (disciplina que compõe a parte diversificada do currículo no modelo da escola da escolha – escola integral). Desenvolvido no municipal da cidade de Garanhuns- PE de autoria da professora Marcela Alves, que levou aos estudantes a importância da dança no espaço escolar, como também a reflexão sobre a história cultural de um povo procurando descobrir de onde os ritmos vem qual a localização geográfica qual a importância para região em que época do ano o ritmos se destaca. com as práticas, foi possível despertar o senso de colaboração, respeito e generosidade, proatividade e protagonismo dos estudantes.