O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) assumiu em 2019 uma nova grade curricular e em substituição à disciplina “Prática de Biologia” são ofertados os componentes curriculares Projeto Temático Integrador (PTI) do 1 ao 5. Estes então sendo ferramentas curriculares que contemplam o viés entre a teoria e a prática, contribuindo para uma efetivação na pedagogia da interdisciplinaridade, dando ênfase em questões atuais, transversais, interdisciplinares, contextualizadas, sociais e academicamente relevantes, na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A implementação de Projetos Temáticos Integradores contribui para mudanças na concepção do ensino, da aprendizagem e, concomitantemente, na postura dos futuros docentes nos âmbitos educacionais, tendo em vista que a maioria dos discentes na formação inicial como professores não têm noção de como idealizar, planejar, propor e realizar projetos integradores. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise qualitativa, por meio de um relato de experiência, formulado a partir da visão do docente, sobre o componente curricular Projeto Temático Integrador 2 (PTI2), ofertado no segundo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE. Como resultado, para além da possibilidade de poder ser um norteador para outros docentes, este relato de experiência permitiu a construção de reflexões, salientando-se: (1) passividade e desinteresse dos discentes quando a disciplina fora ofertada remotamente, (2) quanto mais leitura sobre os temas propostos, os discentes geravam mais opiniões e mais interesse em mostrar aos outros alunos sobre o que estavam escrevendo, e (3) o desenvolvimento da escrita de uma Revisão Bibliográfica mostrou algumas fragilidades dos estudantes, como a dificuldade em sintetizar ideias, utilizar bancos de dados acadêmicos e escrever textos seguindo normas acadêmicas de formatação.