A pesquisa em desenvolvimento tem por objetivo evidenciar as práticas de leitura realizadas em uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública federal do estado de Minas Gerais, a partir da utilização do material literário distribuído por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo em que estão sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação não-participante, a entrevista semiestruturada com alunos, professores e coordenador pedagógico e a análise de documentos como plano de curso e proposta político pedagógica. O ângulo de observação e trabalho visa a abranger os locais em que as interações com o material de leitura ocorrem, como a sala de aula em diferentes momentos, a biblioteca escolar e outros espaços frequentados pelos alunos e professores e que envolvam as atividades decorrentes da interação com a leitura. Os dados serão interpretados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) que é uma metodologia de pesquisa que busca analisar as informações de forma qualitativa, desenvolvendo novas compreensões acerca dos fenômenos e discursos, buscando ajustar-se entre os extremos da análise de conteúdo e da análise do discurso. O referencial teórico utilizado contemplará as concepções de leitura, texto, letramento literário e literatura tecido por autores e pesquisadores da área como Eliana Yunes, Paulo Freire, Angela Kleiman, Magda Soares, Rildo Cosson. As primeiras interpretações demonstram que o trabalho de leitura de textos literários é uma das prioridades no processo de ensino-aprendizagem no contexto da escola e que o desenvolvimento das atividades em diversas áreas se relacionam com as obras de literatura adotadas.