Este estudo é fruto das experiências vivenciadas no projeto denominado “Estrelinhas na Ciência”. O projeto foi desenvolvido pensando na fase de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, pois, precisamos entender que elas necessitam vivenciar experiências concretas, problematizar e indagar situações de seu cotidiano desde os primeiros anos de escolarização. O objetivo desta pesquisa foi compreender como ações educativas lúdicas ligadas à ciência podem contribuir para o desenvolvimento da alfabetização científica de crianças da Educação infantil. A investigação fundamenta-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2010), fizemos uso da pesquisa participante (BRANDÃO, 1990). As ações do projeto foram organizadas em momentos lúdicos direcionado pelo brincar, com intencionalidade educativa. Realizamos três ações designadas como: cinema criativo e curiosos por natureza. A pesquisa foi realizada no período de março a novembro de 2022 com a participação de 24 crianças do segundo período da Educação Infantil em um centro integrado municipal de educação na cidade de Manaus/AM. O projeto oportunizou as crianças refletirem de maneira lúdica, espontânea e científica, de modo a influenciar no seu entendimento sobre aspectos que envolvem a ciência no seu cotidiano, assim como, a construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o ambiente, possibilitando um ensino contextualizado e dialógico, em que a ludicidade se constitui como elemento fundamental para o desenvolvimento da alfabetização científica.