O programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado de uma união entre SENAR-PR, FAEP. Essa preocupação demonstra a busca para que haja uma sustentabilidade responsável desenvolvendo movimentos interativos, aprimorando e apoiando iniciativas que promovam os benefícios qualitativo, seguro e de alimentação saudável dentro das escolas que podendo levar a ideia para dentro das residências dos estudantes em um processo de sustentabilidade. Através de acompanhamentos como monitor nas escolas em que atuei percebi que alguns dos estudantes desenvolvem atividades e interesse na área e já podem futuramente serem bons profissionais da área de alimentício. Este trabalho teve como objetivo analisar a relevância das instalações no projeto e como os alunos ficam durante o período de cultivo e produção. O ambiente escolar está sempre passando por grandes mudanças, e as vezes a competitividade, em qualificar o alunos para um mercado tecnologia na área ambiental, inicia-se desde os anos iniciais do fundamental. Assim, foi feito uma sondagem bibliográfica do tema proposto, descrevendo estudos de alguns autores, facilitando assim a análise da importância de um bom incentivo através de palestras e experiências de outros profissionais da área para dentro escola desenvolvendo toda esta motivação e conhecimento, que pode ser transformada como fonte de renda local pelo projeto agrinho.