Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94960
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 435
    "inscrito_id" => 9431
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9431_TB435_10122023222841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CARLA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "acs.oliveirandreza@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94960
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 435
    "inscrito_id" => 9431
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9431_TB435_10122023222841.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CARLA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "acs.oliveirandreza@gmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.