Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios.