EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94960 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 9431 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)" "resumo" => "Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9431_TB435_10122023222841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CARLA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "acs.oliveirandreza@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94960 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 435 "inscrito_id" => 9431 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES (2012-2022)" "resumo" => "Este trabalho é resultado de pesquisa realizada durante a graduação e deu base ao trabalho de conclusão de curso. Nele objetivamos apresentar os principais resultados referentes a análise da literatura em língua portuguesa sobre Educação Matemática. Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem bibliométrica, cuja primeira etapa consistiu na coleta de dados realizada através do portal de Periódicos da CAPES. À esta etapa seguiu-se a catalogação dos artigos científicos por ano de publicação, autores, palavras-chaves, periódicos e resumo. O recorte temático considerou produções sobre Educação Matemática no Ensino Fundamental Anos Iniciais, no período compreendido entre 2012 e 2022. Ao todo foram analisados 128 trabalhos, possibilitando-nos mapear as tendências metodológicas, os objetos de pesquisa, os principais autores, bem como os principais periódicos. Os resultados revelam que, quando consideramos a distribuição dos artigos ao longo do período analisado, o ano de 2019 foi aquele com maior concentração das publicações, totalizando 24 artigos, dos quais 80% abordam como temas centrais os avanços da tecnologia na vida dos estudantes e a formação continuada dos professores. Os 128 artigos estavam distribuídos em 36 periódicos, sendo a Revista Educação Matemática em Debate aquela com maior número de publicação (14) seguidas pelas Revistas Holos e Zetetiké com 11 publicações, cada. Em relação à análise das palavras-chave, temos os seguintes resultados: a) Formação Continuada e b) Formação de Professores figuram como sendo aquelas que mais vezes foram utilizadas. Os resultados sugerem que ao investirem na compreensão do ensino e/ou da aprendizagem utilizando formação continuada como recurso, as publicações, privilegiam o estudo das potencialidades da disciplina de matemática nos anos iniciais e apontam aqueles que seriam os seus principais desafios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9431_TB435_10122023222841.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA CARLA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "acs.oliveirandreza@gmail." "autor_ies" => "FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E TURISMO DE OLINDA (FACOTTUR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }