Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7415
    "inscrito_id" => 6587
    "titulo" => "PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das Trilhas de Aprofundamento na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada na cidade de Caicó-RN, no ano letivo de 2023. As Trilhas de Aprofundamento são itens constitutivos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Tomou-se como matéria para análise, em primeiro, o processo de construção das trilhas a nível estadual e regional, em seguida analisou-se o processo de definição das trilhas a serem ofertadas na referida escola por parte dos docentes e a formação/preparação dos alunos para escolha das trilhas que irão seguir no decorrer do ano letivo vigente. Por último, fez-se um estudo sobre as experiências práticas da implementação das trilhas escolhidas pelos entes educacionais de modo a demonstrar os desafios e os avanços obtidos no percurso do primeiro semestre letivo de 2023. Para pensar o cotidiano educacional tomamos como aporte teórico o texto de (MASSCHELEIN; SIMONS, 2013) – o mesmo discute sobre a possibilidade da reinvenção da concepção de escola contemporânea. No que concerne às experiências vividas durante o processo de implantação dialogamos com Larrosa (2011). Entendemos que apesar de existir a necessidade urgente de uma reestruturação no Ensino Médio e, certamente, que seja guiada para atender às especificidades do estudante, o processo de implantação das trilhas de aprofundamento no âmbito de nossa escola tem se mostrado difícil – muito por causa do não entendimento da perspectiva didática que se mostra ainda distante de um real objetivo prático para a vida socioprofissional de nossos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6587_TB7415_20062023230722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Acácio"
    "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7415
    "inscrito_id" => 6587
    "titulo" => "PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das Trilhas de Aprofundamento na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada na cidade de Caicó-RN, no ano letivo de 2023. As Trilhas de Aprofundamento são itens constitutivos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Tomou-se como matéria para análise, em primeiro, o processo de construção das trilhas a nível estadual e regional, em seguida analisou-se o processo de definição das trilhas a serem ofertadas na referida escola por parte dos docentes e a formação/preparação dos alunos para escolha das trilhas que irão seguir no decorrer do ano letivo vigente. Por último, fez-se um estudo sobre as experiências práticas da implementação das trilhas escolhidas pelos entes educacionais de modo a demonstrar os desafios e os avanços obtidos no percurso do primeiro semestre letivo de 2023. Para pensar o cotidiano educacional tomamos como aporte teórico o texto de (MASSCHELEIN; SIMONS, 2013) – o mesmo discute sobre a possibilidade da reinvenção da concepção de escola contemporânea. No que concerne às experiências vividas durante o processo de implantação dialogamos com Larrosa (2011). Entendemos que apesar de existir a necessidade urgente de uma reestruturação no Ensino Médio e, certamente, que seja guiada para atender às especificidades do estudante, o processo de implantação das trilhas de aprofundamento no âmbito de nossa escola tem se mostrado difícil – muito por causa do não entendimento da perspectiva didática que se mostra ainda distante de um real objetivo prático para a vida socioprofissional de nossos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6587_TB7415_20062023230722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Acácio"
    "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das Trilhas de Aprofundamento na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada na cidade de Caicó-RN, no ano letivo de 2023. As Trilhas de Aprofundamento são itens constitutivos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Tomou-se como matéria para análise, em primeiro, o processo de construção das trilhas a nível estadual e regional, em seguida analisou-se o processo de definição das trilhas a serem ofertadas na referida escola por parte dos docentes e a formação/preparação dos alunos para escolha das trilhas que irão seguir no decorrer do ano letivo vigente. Por último, fez-se um estudo sobre as experiências práticas da implementação das trilhas escolhidas pelos entes educacionais de modo a demonstrar os desafios e os avanços obtidos no percurso do primeiro semestre letivo de 2023. Para pensar o cotidiano educacional tomamos como aporte teórico o texto de (MASSCHELEIN; SIMONS, 2013) – o mesmo discute sobre a possibilidade da reinvenção da concepção de escola contemporânea. No que concerne às experiências vividas durante o processo de implantação dialogamos com Larrosa (2011). Entendemos que apesar de existir a necessidade urgente de uma reestruturação no Ensino Médio e, certamente, que seja guiada para atender às especificidades do estudante, o processo de implantação das trilhas de aprofundamento no âmbito de nossa escola tem se mostrado difícil – muito por causa do não entendimento da perspectiva didática que se mostra ainda distante de um real objetivo prático para a vida socioprofissional de nossos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.