AGENDA 2030 E MOSTRA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101211 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8930 "inscrito_id" => 19202 "titulo" => "AGENDA 2030 E MOSTRA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2" "resumo" => "A agenda 2030 para sustentabilidade – ONU foi um dos subtemas da 40º Mostra cientÍfica do Instituto Sagrada família. O documento que representa um pacto de dimensão global e busca um mundo com dignidade e qualidade de vida para toda a população mundial. Com participação de 193 países incluindo o Brasil, a agenda propõe 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, para serem alcançados através das 169 metas, que foi adotada em 2015, com contribuição dos governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa sendo coordenado pela ONU. Esse trabalho é o relato de experiência do ensino fundamental dois, de uma escola da rede privada de ensino em Natal/RN. As turmas do 6º ao 9º ano foram divididas em três grupos e contou com a supervisão de um professor referencia. O processo avaliativo teve inicio com a divisão dos professores por turma, este aconteceu por sorteio, em seguida cada professor apresentou uma ODS como proposta para os alunos desenvolverem o trabalho. O processo de avaliação aconteceu em várias etapas, iniciou com o levantamento bibliográfico, seguido de relatório, planejamento da exposição, execução, organização da apresentação e na véspera para MC os alunos arrumaram os stands. No dia da MC, um grupo de quatro professores da escola foi selecionado para realizar a avaliação das apresentações dos trabalhos. Ao final os alunos obtiveram notas entre 0 e 10, cada etapa citada anteriormente contribuiu para a composição final da nota. Foi possível perceber que a temática da Agenda 2030, possibilitou engajamento juvenil, aprendizagem significativa através de metodologias ativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19202_TB8930_04102023221741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIENE MICAELLI FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "Micaelli" "autor_email" => "micaellibiologia.2023@gma" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101211 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8930 "inscrito_id" => 19202 "titulo" => "AGENDA 2030 E MOSTRA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2" "resumo" => "A agenda 2030 para sustentabilidade – ONU foi um dos subtemas da 40º Mostra cientÍfica do Instituto Sagrada família. O documento que representa um pacto de dimensão global e busca um mundo com dignidade e qualidade de vida para toda a população mundial. Com participação de 193 países incluindo o Brasil, a agenda propõe 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, para serem alcançados através das 169 metas, que foi adotada em 2015, com contribuição dos governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa sendo coordenado pela ONU. Esse trabalho é o relato de experiência do ensino fundamental dois, de uma escola da rede privada de ensino em Natal/RN. As turmas do 6º ao 9º ano foram divididas em três grupos e contou com a supervisão de um professor referencia. O processo avaliativo teve inicio com a divisão dos professores por turma, este aconteceu por sorteio, em seguida cada professor apresentou uma ODS como proposta para os alunos desenvolverem o trabalho. O processo de avaliação aconteceu em várias etapas, iniciou com o levantamento bibliográfico, seguido de relatório, planejamento da exposição, execução, organização da apresentação e na véspera para MC os alunos arrumaram os stands. No dia da MC, um grupo de quatro professores da escola foi selecionado para realizar a avaliação das apresentações dos trabalhos. Ao final os alunos obtiveram notas entre 0 e 10, cada etapa citada anteriormente contribuiu para a composição final da nota. Foi possível perceber que a temática da Agenda 2030, possibilitou engajamento juvenil, aprendizagem significativa através de metodologias ativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID19202_TB8930_04102023221741.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIENE MICAELLI FERREIRA TAVARES" "autor_nome_curto" => "Micaelli" "autor_email" => "micaellibiologia.2023@gma" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }