Considerando que o campo da Didática tem como objeto central de estudo o processo de ensino e que o fazer docente em sala de aula tem suas bases fundamentadas em teorias pedagógicas que por vezes são elementos “quase invisíveis”. Temos como objeto central deste escrito, apresentar brevemente as teorias que conferem sustentação às práticas educativas e as caracterizações metodológicas das tendências pedagógicas. Isso se materializa, a partir dos resultados das aulas de Didática Geral sobre as tendências pedagógicas, que ocorreram na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia a partir da seguinte questão norteadora: Como os estudantes têm percebido os estudos sobre as tendências pedagógicas junto a disciplina de Didática Geral? Nesta investigação, tivemos como embasamento teórico as perspectivas do livro “Didática e Docência: aprendendo a profissão” de Farias et al. (2014). De forma complementar, os estudos clássicos de Saviani (2021) em “Escola e Democracia” e ainda, Libâneo (2014) na obra “Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos”. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, aplicada metodologicamente em três ações: aulas expositivas, atividades em grupo com o uso de um “jogo de fichas textuais e imagens” e por fim os seminários temáticos. Como resultado, identificamos que o estudo feito através da obra de Farias et al. (2014), traz uma nova configuração das tendências pedagógicas, classificando-as em: reformistas e transformadoras; que o “jogo de fichas textuais e imagens” contribui no fazer pedagógico dialógico e que o ato de pesquisar para apresentação dos seminários, faz com que os alunos realizem de forma autônoma seus estudos. Concluímos que o estudo das tendências pedagógicas está na base do fazer profissional do professor e que é imprescindível relacioná-la historicamente em prol da construção crítica de sociedade, educação, escola, e do papel docente.