A leitura e a problematização de Políticas Públicas Educacionais publicadas m Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios funcionam como instrumento de formação inicial e continuada docente, a partir de uma hermenêutica constitucional, que tome as Normas nacionais, estaduais e locais como orientadoras de ações do poder público em favor do bem-comum. Esses exercícios foram realizados no primeiro semestre de 2023, por meio das ações integradas de um Grupo de Pesquisa do Norte Paranaense que congrega licenciandos, mestrandos e profissionais da Educação local e regional. Por meio da leitura compartilhada em planilhas excel, é possível desenvolver várias frentes de coleta e de análise dessas publicações cotidianas e identificar perspectivas, escolhas, prioridades e questões que são enfrentadas pelos entes da Federação na busca de um regime efetivo de colaboração. Os resultados obtidos a partir dessas fontes primárias subsidiaram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão Universitária ao longo de 2023, por meio de um conjunto articulado de ações concentradas em encontros da Licenciatura, do Mestrado Profissional em Ensino e do próprio Grupo de Pesquisa, com contribuições efetivas na compreensão, conscientização e reflexão de profissionais da Educação em atuação e em formação continuada, bem como em formação docente inicial dos profissionais do magistério da Educação Básica.