O programa de iniciação à docência (PIBID) busca inserir acadêmicos de cursos de licenciatura para a contextualização dentro da rede pública de ensino, proporcionando vivências e convivências com a comunidade escolar e fortalecendo uma formação de qualidade aos profissionais da educação. O presente trabalho partiu das observações e coletas de dados na E.M.E.I Tia Madalena, localizada na cidade de Macapá-AP, bairro Beirol, por intermédio dos acadêmicos inseridos no programa de iniciação à docência (PIBID CAPES), subprojeto pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). A investigação questiona quais as contribuições do Pibid na formação de futuros pedagogos, referente a práxis pedagógica? O trabalho é fundamentado, principalmente, na visão dos autores Paulo Freire e Maria Montessori e Vigotski. Tem como objetivos refletir os impactos que o PIBID provoca na percepção dos acadêmicos no que refere à práxis docente; observar como ocorre o processo dialógico entre teoria e prática dentro de sala de aula; analisar de que forma o PIBID contribui para uma visão mais crítica do acadêmico dentro de sala de aula e, consequentemente, para um desenvolvimento e aprimoramento de sua prática pedagógica. Os resultados indicam que processo de integração dos acadêmicos do curso de licenciatura em pedagogia dentro de sala da aula é de extrema importância para a formação, uma vez que a aproximação dos discentes com a realidade educacional enriquece o seu aprendizado e suas perspectivas pedagógicas, e produz um diálogo formativo entre a comunidade escolar e o acadêmico, preparando-o para que futuramente possa ressignificar e exercer um trabalho docente transformador. Além disso, demonstra que a teoria discutida na academia por si só não forma plenamente o licenciado, todavia é enriquecida pelas dimensões da docência vivenciada na realidade dentro das escolas.