A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional.