Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97344
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3583
    "inscrito_id" => 1196
    "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1196_TB3583_04102023172748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN"
    "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97344
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3583
    "inscrito_id" => 1196
    "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1196_TB3583_04102023172748.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN"
    "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.