O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência básica para o 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais da Educação Básica que foi promovido numa escola em Conde, Zona Rural, na Paraíba. O projeto tem como objetivo formar leitores críticos, bem como promover o letramento literário e também desenvolver o gosto pela leitura nos alunos. Contudo, esse caminho se torna desafiador, uma vez que os jovens cada dia mais perdem o hábito de leitura. Ademais, o referencial teórico de Cosson (2021), que aborda o letramento literário e a leitura crítica, e a BNCC (BRASIL, 2017), que orienta as habilidades no campo artístico-literário serão o norte para a aplicação das práticas no ambiente escolar. A sequência será construída a partir da obra "Olhos D'água" de Conceição Evaristo e serão realizadas rodas de conversa para refletir sobre as temáticas do conto, além de atividades de leitura coletiva e dramatizada do texto literário. Além disso, a pesquisa busca atuar de forma direta no processo educativo, proporcionando uma intervenção pedagógica por meio da sequência proposta. Por fim, o estudo é uma pesquisa-ação intervencionista de natureza qualitativa, posto que o foco é a sala de aula em que os estudantes se tornam protagonistas do processo, fomentando assim a relação de ensino e aprendizagem preconizado nos documentos oficiais.