Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101324
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9083
    "inscrito_id" => 23016
    "titulo" => "ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A iniciação científica (IC) na Educação Básica, também chamada de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) constitui uma modalidade de pesquisa que visa despertar e encorajar talentos para o mundo científico. A IC-Jr oportuniza estudantes do ensino fundamental e médio a vivenciarem atividades científico-tecnológicas comuns no ensino superior. No entanto, diversas são as dificuldades que os professores possuem para instaurar em seus espaços de trabalho a IC-Jr e orientar os seus estudantes, perpassando desde falta de apoio, carga horária e até mesmo formação adequada para orientação dos projetos. Aquelas escolas que assim implementam, socializam seus trabalhos em feiras de ciências e mostras científicas que têm ganhado bastante espaço no Brasil. Refletir sobre as principais dificuldades e sobre os principais produtos da iniciação científica na educação básica se faz importante para detectarmos os pontos que necessitam de mais atenção para o seu avanço. Do mesmo modo, socializar os percalços também é pertinente para indicar caminhos difíceis na orientação de projetos no ensino médio. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou descrever as experiências de dois anos de orientação de iniciação científica júnior numa escola pública de Fortaleza, Ceará, nos anos de 2022 e 2023. O presente estudo tem caráter qualitativo e descritivo, caracterizado por ser um relato de experiência que se propõe a indicar caminhos a serem percorridos (ou não) por outros professores que almejam implementar e orientar projetos de IC-Jr em suas escolas. Aqui são relatados os principais desafios no processo de orientação, as impressões e reflexões sobre a participação nas feiras de ciências e sobre o impacto na formação dos alunos-pesquisadores. Busca-se evidenciar os principais resultados positivos na alfabetização científica desses estudantes de ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23016_TB9083_21082023231050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.santos@prof.ce.g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101324
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9083
    "inscrito_id" => 23016
    "titulo" => "ORIENTADOR DE PRIMEIRA VIAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ORIENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A iniciação científica (IC) na Educação Básica, também chamada de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) constitui uma modalidade de pesquisa que visa despertar e encorajar talentos para o mundo científico. A IC-Jr oportuniza estudantes do ensino fundamental e médio a vivenciarem atividades científico-tecnológicas comuns no ensino superior. No entanto, diversas são as dificuldades que os professores possuem para instaurar em seus espaços de trabalho a IC-Jr e orientar os seus estudantes, perpassando desde falta de apoio, carga horária e até mesmo formação adequada para orientação dos projetos. Aquelas escolas que assim implementam, socializam seus trabalhos em feiras de ciências e mostras científicas que têm ganhado bastante espaço no Brasil. Refletir sobre as principais dificuldades e sobre os principais produtos da iniciação científica na educação básica se faz importante para detectarmos os pontos que necessitam de mais atenção para o seu avanço. Do mesmo modo, socializar os percalços também é pertinente para indicar caminhos difíceis na orientação de projetos no ensino médio. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou descrever as experiências de dois anos de orientação de iniciação científica júnior numa escola pública de Fortaleza, Ceará, nos anos de 2022 e 2023. O presente estudo tem caráter qualitativo e descritivo, caracterizado por ser um relato de experiência que se propõe a indicar caminhos a serem percorridos (ou não) por outros professores que almejam implementar e orientar projetos de IC-Jr em suas escolas. Aqui são relatados os principais desafios no processo de orientação, as impressões e reflexões sobre a participação nas feiras de ciências e sobre o impacto na formação dos alunos-pesquisadores. Busca-se evidenciar os principais resultados positivos na alfabetização científica desses estudantes de ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23016_TB9083_21082023231050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON SANTANA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jeferson.santos@prof.ce.g"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A iniciação científica (IC) na Educação Básica, também chamada de Iniciação Científica Júnior (IC-Jr) constitui uma modalidade de pesquisa que visa despertar e encorajar talentos para o mundo científico. A IC-Jr oportuniza estudantes do ensino fundamental e médio a vivenciarem atividades científico-tecnológicas comuns no ensino superior. No entanto, diversas são as dificuldades que os professores possuem para instaurar em seus espaços de trabalho a IC-Jr e orientar os seus estudantes, perpassando desde falta de apoio, carga horária e até mesmo formação adequada para orientação dos projetos. Aquelas escolas que assim implementam, socializam seus trabalhos em feiras de ciências e mostras científicas que têm ganhado bastante espaço no Brasil. Refletir sobre as principais dificuldades e sobre os principais produtos da iniciação científica na educação básica se faz importante para detectarmos os pontos que necessitam de mais atenção para o seu avanço. Do mesmo modo, socializar os percalços também é pertinente para indicar caminhos difíceis na orientação de projetos no ensino médio. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou descrever as experiências de dois anos de orientação de iniciação científica júnior numa escola pública de Fortaleza, Ceará, nos anos de 2022 e 2023. O presente estudo tem caráter qualitativo e descritivo, caracterizado por ser um relato de experiência que se propõe a indicar caminhos a serem percorridos (ou não) por outros professores que almejam implementar e orientar projetos de IC-Jr em suas escolas. Aqui são relatados os principais desafios no processo de orientação, as impressões e reflexões sobre a participação nas feiras de ciências e sobre o impacto na formação dos alunos-pesquisadores. Busca-se evidenciar os principais resultados positivos na alfabetização científica desses estudantes de ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.