Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DE SER ÚTIL AOS ALUNOS, EM MEIO AOS DESAFIOS DE SER PROFESSOR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98367
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4925
    "inscrito_id" => 19333
    "titulo" => "A PRÁTICA DE SER ÚTIL AOS ALUNOS, EM MEIO AOS DESAFIOS DE SER PROFESSOR."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos experiências referente ao estágio de língua portuguesa, realizado através do curso de Letras/Português, concedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ocorrido no período 2022.1. Nosso objetivo parte inicialmente em função do projeto Alfaletrar, ao qual foi desenvolvido em vista da recomposição da aprendizagem dos alunos advindos da pandemia. Nisto, fundamentados em Bezerra e Reinaldo (2020), onde abordam a perspectiva funcionalista da Análise Linguística, pontuamos como essa base teórica pode auxiliar na prática de ensino em sala de aula. Também como base teórica, nos detemos para as reflexões de Paulo freire acerca da prática docente, que nos proporciona uma reflexão crítica sobre a mesma. Como procedimentos metodológicos, fixamos em cada regência o planejamento por aula, podendo este ser modificado a partir das realidades dos alunos. Alcançamos como contribuição deste trabalho, a oportunidade de se tornar um profissional que reconhece seus erros e aprende com eles. Além de entender que os contratempos existem e nos tornam pessoas mais cuidadosas. E assim como resultado desta experiência, além de instigar os discentes a serem pessoas mais confiantes no estudo, vemos um docente que se reinventa a partir de uma aprendizagem mútua, em que aprende a ser útil para alguém em meio ao desafio de ensinar e de ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19333_TB4925_04102023165017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELY PATRICIA DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Morais"
    "autor_email" => "giselypatricia93@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98367
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4925
    "inscrito_id" => 19333
    "titulo" => "A PRÁTICA DE SER ÚTIL AOS ALUNOS, EM MEIO AOS DESAFIOS DE SER PROFESSOR."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos experiências referente ao estágio de língua portuguesa, realizado através do curso de Letras/Português, concedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ocorrido no período 2022.1. Nosso objetivo parte inicialmente em função do projeto Alfaletrar, ao qual foi desenvolvido em vista da recomposição da aprendizagem dos alunos advindos da pandemia. Nisto, fundamentados em Bezerra e Reinaldo (2020), onde abordam a perspectiva funcionalista da Análise Linguística, pontuamos como essa base teórica pode auxiliar na prática de ensino em sala de aula. Também como base teórica, nos detemos para as reflexões de Paulo freire acerca da prática docente, que nos proporciona uma reflexão crítica sobre a mesma. Como procedimentos metodológicos, fixamos em cada regência o planejamento por aula, podendo este ser modificado a partir das realidades dos alunos. Alcançamos como contribuição deste trabalho, a oportunidade de se tornar um profissional que reconhece seus erros e aprende com eles. Além de entender que os contratempos existem e nos tornam pessoas mais cuidadosas. E assim como resultado desta experiência, além de instigar os discentes a serem pessoas mais confiantes no estudo, vemos um docente que se reinventa a partir de uma aprendizagem mútua, em que aprende a ser útil para alguém em meio ao desafio de ensinar e de ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19333_TB4925_04102023165017.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELY PATRICIA DE SOUZA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Morais"
    "autor_email" => "giselypatricia93@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste trabalho apresentamos experiências referente ao estágio de língua portuguesa, realizado através do curso de Letras/Português, concedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ocorrido no período 2022.1. Nosso objetivo parte inicialmente em função do projeto Alfaletrar, ao qual foi desenvolvido em vista da recomposição da aprendizagem dos alunos advindos da pandemia. Nisto, fundamentados em Bezerra e Reinaldo (2020), onde abordam a perspectiva funcionalista da Análise Linguística, pontuamos como essa base teórica pode auxiliar na prática de ensino em sala de aula. Também como base teórica, nos detemos para as reflexões de Paulo freire acerca da prática docente, que nos proporciona uma reflexão crítica sobre a mesma. Como procedimentos metodológicos, fixamos em cada regência o planejamento por aula, podendo este ser modificado a partir das realidades dos alunos. Alcançamos como contribuição deste trabalho, a oportunidade de se tornar um profissional que reconhece seus erros e aprende com eles. Além de entender que os contratempos existem e nos tornam pessoas mais cuidadosas. E assim como resultado desta experiência, além de instigar os discentes a serem pessoas mais confiantes no estudo, vemos um docente que se reinventa a partir de uma aprendizagem mútua, em que aprende a ser útil para alguém em meio ao desafio de ensinar e de ser professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.