Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95864
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1596
    "inscrito_id" => 11565
    "titulo" => "TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS"
    "resumo" => "É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11565_TB1596_10122023225538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA DANIELLE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "luiza.danielle@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95864
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1596
    "inscrito_id" => 11565
    "titulo" => "TIPIFICAÇÕES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO: COMPREENSÃO DISCENTE EM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS"
    "resumo" => "É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11565_TB1596_10122023225538.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA DANIELLE PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "luiza.danielle@aluno.uece"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.