É parte do processo educativo, determinar a qualidade da realidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de avaliações. A partir dos resultados obtidos busca comprovar se os estudantes apreenderam o conteúdo, classificá-los por notas, assim como, quem está apto a avançar para o ano escolar seguinte. O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tipificações da avaliação em educação” a partir da apresentação dos seminários temáticos das turmas de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo sistematizado de Freitas et al. (2021) e Luckesi (2018), em seguida, organizado as equipes participantes e a divisão de grupos alinhados as tipificações, a saber: Avaliação Diagnóstica Formativa e Somativa; Avaliação Emancipatória; Avaliação Dialética; Avaliação Mediadora e por fim, Avaliação dialógica. Portanto, uma pesquisa bibliográfica, metodologicamente aplicada em seminários de grupos. Como resultado, compreende-se que a avaliação da aprendizagem se apresenta como um dos níveis do campo da “Avaliação Educacional” (avaliação da aprendizagem em sala de aula, avaliação institucional da escola e avaliação em larga escala em redes de ensino) e concluímos que as tipificações deste campo, consideram diferentes denominações, com base nos momentos da ação; na dimensão do tempo; no uso dos resultados; na filosofia da educação e no sujeito que a pratica.