Este artigo busca desenvolver uma reflexão acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de matemática no ensino básico brasileiro, é notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no processo de ensino, para atender às necessidades e demandas do século XXI que envolvem cada dia mais a internet e o mundo virtual. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos últimos cinco anos (2018 até 2023) em periódicos CAPES, Scielo, revista Educação Matemática Pesquisa e entre outros acerca do uso do software Scratch no ensino de matemática. A principal intenção do artigo é trazer uma contribuição para alunos relacionada às tecnologias digitais, particularmente na disciplina de Matemática. A pesquisa traz como referencial teórico os pressupostos de Kenski (2007), que desenvolveu estudos sobre as tecnologias e de documentos oficiais do governo, principalmente a Base Nacional Comum Curricular, que é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais de toda a educação básica brasileira, inclusive a respeito do desenvolvimento do pensamento tecnológico dos alunos. As tecnologias transformam não apenas o comportamento individual, mas o de todo o grupo social e estudar como esses trabalhos têm contribuído no ensino é importante para melhorar nossas práticas de ensino e nos levar a refletir sobre como ensinamos quando adotamos os o software Scratch, propiciando uma análise e reflexão acerca do ensino.