O esporte com o passar dos anos se tornou cada vez mais massivo e acessível por meio das mídias. Isso passou a ter um impacto direto dentro das escolas nas aulas de educação física, fazendo com que se torna de extrema importância a forma com que o professor passa a ministrar esse conteúdo, principalmente nos anos iniciais que são anos de desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento de relações interpessoais, aprendizagem motora entre outros. Dependendo de como esse conteúdo será conduzido terá um enorme impacto na relação daquela criança com o esporte, uma vez de forma inclusiva que desenvolva suas possibilidades sua relação com o meio e com os outros alunos no desenvolvimento de ações e valores, ora de uma forma negativa de exclusão dos alunos quando essa didática é dada de forma voltada para a performance, para o rendimento para a perfeição dos gestos técnicos. Por isso se torna primordial uma analise de como essa didática está sendo realizada nas aulas do conteúdo esportes durantes as aulas de educação física no ensino fundamental, para que se elabore planejamento em conjunto com execuções práticas para que aconteça a aproximação do aluno com o esporte compreendendo todo o contexto que há por trás da prática do mesmo e tudo que pode ser aprendido durante aquela aula na sua totalidade.