O presente trabalho tem por objetivo realizar uma discussão acerca da dicotomia teoria/ prática docente e saberes docentes numa perspectiva sócio-histórica, além de refletir sobre a formação e prática do professor que ensina matemática e suas especificidades. A pesquisa desempenha-se numa abordagem qualitativa, realizando, por meio de estudo bibliográfico, considerações a respeito dos saberes necessários à prática pedagógica dos profissionais da educação em geral e dos professores de matemática, em específico. Utilizou-se como aporte teórico as ideias trazidas por Barreiro e Gebran (2006), Mororó (1999), Giroux (1988), Vásquez (1990), Pimenta (1997) e Nóvoa (1995), alguns grandes nomes no que se refere a formação e prática docente e Rodrigues (2001), Ferreira (1998), Perez (1999) e Santos (2005), teóricos fundamentais ao se tratar de teoria e prática nas aulas de matemática. O estudo mostrou que houve uma superação na visão dissociativa entre teoria/prática docente, dando mais autonomia ao profissional e levando-o a perceber a dicotomia numa perspectiva de unicidade. Ressalta, ainda, que existe uma orientação teórica que aponta uma prática mais humanizada, crítica e reflexiva e preza pela participação atuante do professor enquanto profissional que transforma e é transformado pela profissão. Mostra, ainda, a existência de uma busca por uma didática mais diversificada nas aulas de Matemática, que contemplem aspectos socioculturais do cotidiano dos alunos e dialogue com outras disciplinas, afim de possibilitar uma aprendizagem mais efetiva.