Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98011
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4475
    "inscrito_id" => 17195
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O objetivo deste resumo está em discutir sobre a contribuição e aplicabilidade das tecnologias assistivas (TAs) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ambiente escolar, o que compreendeu investigar de que forma as tecnologias assistivas influenciam os alunos e como está sendo trabalhada as necessidades especiais desse público específico através do Atendimento Educacional Especializado que ocorre nas salas multifuncionais. A metodologia adotada para esta pesquisa fundamentou-se na pesquisa bibliográfica, abordando o assunto através da análise teórica em livros e artigos científicos que tratam da temática proposta. A pesquisa possui, também, abordagem qualitativa, desenvolvida com intuito de analisar e discutir sobre a contribuição das tecnologias assistivas para alunos com deficiência intelectual atendidos na educação básica. Assim sendo, afirmar\x02se que há necessidade de se utilizar a TA como uma ferramenta interdisciplinar, pois contribui para a aquisição de conhecimento dos alunos. A utilização das tecnologias assistivas, realizada de forma colaborativa na escola pelos profissionais, proporcionam ao aluno autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir no contexto educacional para o progresso escolar dos alunos com deficiência intelectual, tornando-se um meio facilitador na promoção e socialização de saberes, pois uma das finalidades da educação é buscar a equidade no acesso das pessoas com deficiência para o mundo do conhecimento ao longo da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17195_TB4475_22062023004455.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA ALEXANDRA SOUSA COSTA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA"
    "autor_email" => "silvanaalexandra.01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98011
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4475
    "inscrito_id" => 17195
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "O objetivo deste resumo está em discutir sobre a contribuição e aplicabilidade das tecnologias assistivas (TAs) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ambiente escolar, o que compreendeu investigar de que forma as tecnologias assistivas influenciam os alunos e como está sendo trabalhada as necessidades especiais desse público específico através do Atendimento Educacional Especializado que ocorre nas salas multifuncionais. A metodologia adotada para esta pesquisa fundamentou-se na pesquisa bibliográfica, abordando o assunto através da análise teórica em livros e artigos científicos que tratam da temática proposta. A pesquisa possui, também, abordagem qualitativa, desenvolvida com intuito de analisar e discutir sobre a contribuição das tecnologias assistivas para alunos com deficiência intelectual atendidos na educação básica. Assim sendo, afirmar\x02se que há necessidade de se utilizar a TA como uma ferramenta interdisciplinar, pois contribui para a aquisição de conhecimento dos alunos. A utilização das tecnologias assistivas, realizada de forma colaborativa na escola pelos profissionais, proporcionam ao aluno autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir no contexto educacional para o progresso escolar dos alunos com deficiência intelectual, tornando-se um meio facilitador na promoção e socialização de saberes, pois uma das finalidades da educação é buscar a equidade no acesso das pessoas com deficiência para o mundo do conhecimento ao longo da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17195_TB4475_22062023004455.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANA ALEXANDRA SOUSA COSTA MOTA"
    "autor_nome_curto" => "SILVANA"
    "autor_email" => "silvanaalexandra.01@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste resumo está em discutir sobre a contribuição e aplicabilidade das tecnologias assistivas (TAs) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ambiente escolar, o que compreendeu investigar de que forma as tecnologias assistivas influenciam os alunos e como está sendo trabalhada as necessidades especiais desse público específico através do Atendimento Educacional Especializado que ocorre nas salas multifuncionais. A metodologia adotada para esta pesquisa fundamentou-se na pesquisa bibliográfica, abordando o assunto através da análise teórica em livros e artigos científicos que tratam da temática proposta. A pesquisa possui, também, abordagem qualitativa, desenvolvida com intuito de analisar e discutir sobre a contribuição das tecnologias assistivas para alunos com deficiência intelectual atendidos na educação básica. Assim sendo, afirmarse que há necessidade de se utilizar a TA como uma ferramenta interdisciplinar, pois contribui para a aquisição de conhecimento dos alunos. A utilização das tecnologias assistivas, realizada de forma colaborativa na escola pelos profissionais, proporcionam ao aluno autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir no contexto educacional para o progresso escolar dos alunos com deficiência intelectual, tornando-se um meio facilitador na promoção e socialização de saberes, pois uma das finalidades da educação é buscar a equidade no acesso das pessoas com deficiência para o mundo do conhecimento ao longo da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.