Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA LEITURA QUE DESABROCHA AO DESEJO QUE SE TRANSFORMA: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA UCE DO PROGRAMA BALE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5581
    "inscrito_id" => 17462
    "titulo" => "DA LEITURA QUE DESABROCHA AO DESEJO QUE SE TRANSFORMA: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA UCE DO PROGRAMA BALE"
    "resumo" => "A leitura é algo que instiga e suscita diversos saberes, sendo indispensável para uma formação significativa mediante as demandas da sociedade atual. Partindo desse pressuposto, no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE somos constantemente encantados por ela. Este trabalho objetiva analisar como as ações desenvolvidas no componente curricular da Unidade de Curricularização de Extensão – UCE V, ofertada pelo Programa BALE, no curso de Pedagogia, ajuda crianças em espaços escolares e não escolares no desenvolvimento da leitura. Para tal análise o referencial teórico metodológico envolve os trabalhos de Bezerra e Oliveira (2019), Abramovich (1997), Alves (1999), Graves e Graves (1995), dentre outros pressupostos que embasam a compreensão do objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base em Lakatos (2003), quando essa direciona os métodos utilizados na investigação. Como corpus de análise foi utilizado a mediação de leitura desenvolvida como atividade da UCE. Os resultados apontam para o quão encantador é para cada criança conhecer novas histórias e como isso pode ser enriquecedor para sua formação social e cultural. Além disso, ficou evidente como o Programa BALE e sua atuação constante é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que precisam ser estimuladas à construir o gosto pela leitura e transformarem-se em leitores efetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17462_TB5581_09122023120916.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS HOLANDA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS HOLANDA"
    "autor_email" => "mateusholanda@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98875
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5581
    "inscrito_id" => 17462
    "titulo" => "DA LEITURA QUE DESABROCHA AO DESEJO QUE SE TRANSFORMA: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DESENVOLVIDA NA UCE DO PROGRAMA BALE"
    "resumo" => "A leitura é algo que instiga e suscita diversos saberes, sendo indispensável para uma formação significativa mediante as demandas da sociedade atual. Partindo desse pressuposto, no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE somos constantemente encantados por ela. Este trabalho objetiva analisar como as ações desenvolvidas no componente curricular da Unidade de Curricularização de Extensão – UCE V, ofertada pelo Programa BALE, no curso de Pedagogia, ajuda crianças em espaços escolares e não escolares no desenvolvimento da leitura. Para tal análise o referencial teórico metodológico envolve os trabalhos de Bezerra e Oliveira (2019), Abramovich (1997), Alves (1999), Graves e Graves (1995), dentre outros pressupostos que embasam a compreensão do objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base em Lakatos (2003), quando essa direciona os métodos utilizados na investigação. Como corpus de análise foi utilizado a mediação de leitura desenvolvida como atividade da UCE. Os resultados apontam para o quão encantador é para cada criança conhecer novas histórias e como isso pode ser enriquecedor para sua formação social e cultural. Além disso, ficou evidente como o Programa BALE e sua atuação constante é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que precisam ser estimuladas à construir o gosto pela leitura e transformarem-se em leitores efetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17462_TB5581_09122023120916.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS HOLANDA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS HOLANDA"
    "autor_email" => "mateusholanda@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A leitura é algo que instiga e suscita diversos saberes, sendo indispensável para uma formação significativa mediante as demandas da sociedade atual. Partindo desse pressuposto, no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas – BALE somos constantemente encantados por ela. Este trabalho objetiva analisar como as ações desenvolvidas no componente curricular da Unidade de Curricularização de Extensão – UCE V, ofertada pelo Programa BALE, no curso de Pedagogia, ajuda crianças em espaços escolares e não escolares no desenvolvimento da leitura. Para tal análise o referencial teórico metodológico envolve os trabalhos de Bezerra e Oliveira (2019), Abramovich (1997), Alves (1999), Graves e Graves (1995), dentre outros pressupostos que embasam a compreensão do objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo, com base em Lakatos (2003), quando essa direciona os métodos utilizados na investigação. Como corpus de análise foi utilizado a mediação de leitura desenvolvida como atividade da UCE. Os resultados apontam para o quão encantador é para cada criança conhecer novas histórias e como isso pode ser enriquecedor para sua formação social e cultural. Além disso, ficou evidente como o Programa BALE e sua atuação constante é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que precisam ser estimuladas à construir o gosto pela leitura e transformarem-se em leitores efetivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.