A inclusão social no âmbito escolar é um princípio fundamental que visa garantir a participação e o acesso igualitário de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, origem étnica, gênero, condição social, deficiências ou habilidades. É um processo que busca promover uma educação inclusiva, justa e de qualidade para todos. A implementação efetiva da inclusão social na educação é um desafio complexo, mas é uma meta importante a ser seguida. É uma abordagem que busca promover a participação plena e efetiva de todos os estudantes na escola e na comunidade com o intuito de promover a criação de ambientes educacionais acolhedores e inclusivos, nos quais os alunos se sintam valorizados e respeitados. O objetivo deste trabalho é trazer as práticas e desafios enfrentados na educação, dentro das escolas, no contexto da inclusão social, sendo fundamental para promover uma reflexão sobre uma educação mais justa e acessível a todos os alunos. Este artigo tem como referência bibliográfica as pesquisas de MEDEIROS (2018), TREVISO (2016), SILVA (2017) e VIÉGAS (2015). A metodologia trabalhada está vinculada a pesquisas documentais, bibliográficas e de políticas educacionais, que foram base para a construção desse artigo. Concluímos que ao promover uma educação inclusiva, as escolas contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com as diferenças individuais dos estudantes.