Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO EM FOCO: FORMANDO PROFESSORES ATUANTES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95613
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: FORMANDO PROFESSORES ATUANTES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE"
    "resumo" => "No projeto “Inclusão em Foco” aqui apresentado, busca-se contribuir com uma formação diversificada de professores, para que possam auxiliar a escola e a sociedade de forma geral na compreensão de concepções e práticas para que a inclusão ocorra efetivamente em todos os contextos sociais e educacionais. O princípio da educação inclusiva vem sendo debatido em diversos países, especialmente após a Declaração de Salamanca (1994). O Brasil, signatário desta declaração, iniciou o processo inclusivo e uma série de leis e decretos foram promulgados, de forma a garantir o acesso de pessoas com deficiência às escolas regulares. Para que a inclusão aconteça faz-se necessário garantir a aprendizagem e a permanência desse estudante na escola e, nesse contexto destaca-se a necessidade constante de capacitação profissional, para a promoção de mudanças no ambiente educacional (GLAT, 1998). Além da qualificação profissional, capacidade em perceber a diferenciação de necessidades dos educandos, valorização do conhecimento, inovação, excelência e adaptação aos diversos contextos educacionais, é fundamental na educação inclusiva (DÁVILA e NAYA,2012; AQUINO e GARCÍA, 2012; FRIEDNER e OSBORNE, 2013; LAWFORD-SMITH, 2013; ALBA PASTOR e ZUBILLAGA DELRÍO, 2012). Este projeto, então, ao desenvolver um curso de formação continuada para um grupo de educadores de escolas públicas e discentes de licenciaturas, busca alternativas que atendam às necessidades e às demandas da realidade inclusiva que vivenciam e contribuir efetivamente para uma educação inclusiva que realmente se realize e atenda a necessidade de todos educandos. Ademais, se faz necessário a constância de projetos, programas e eventos destinados a formação de professores no que tange tanto a inclusão como a democratização de um ensino diversificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID804_TB1279_18062023125506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Felipe"
    "autor_email" => "luiz.0793484@discente.uem"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95613
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "INCLUSÃO EM FOCO: FORMANDO PROFESSORES ATUANTES NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE"
    "resumo" => "No projeto “Inclusão em Foco” aqui apresentado, busca-se contribuir com uma formação diversificada de professores, para que possam auxiliar a escola e a sociedade de forma geral na compreensão de concepções e práticas para que a inclusão ocorra efetivamente em todos os contextos sociais e educacionais. O princípio da educação inclusiva vem sendo debatido em diversos países, especialmente após a Declaração de Salamanca (1994). O Brasil, signatário desta declaração, iniciou o processo inclusivo e uma série de leis e decretos foram promulgados, de forma a garantir o acesso de pessoas com deficiência às escolas regulares. Para que a inclusão aconteça faz-se necessário garantir a aprendizagem e a permanência desse estudante na escola e, nesse contexto destaca-se a necessidade constante de capacitação profissional, para a promoção de mudanças no ambiente educacional (GLAT, 1998). Além da qualificação profissional, capacidade em perceber a diferenciação de necessidades dos educandos, valorização do conhecimento, inovação, excelência e adaptação aos diversos contextos educacionais, é fundamental na educação inclusiva (DÁVILA e NAYA,2012; AQUINO e GARCÍA, 2012; FRIEDNER e OSBORNE, 2013; LAWFORD-SMITH, 2013; ALBA PASTOR e ZUBILLAGA DELRÍO, 2012). Este projeto, então, ao desenvolver um curso de formação continuada para um grupo de educadores de escolas públicas e discentes de licenciaturas, busca alternativas que atendam às necessidades e às demandas da realidade inclusiva que vivenciam e contribuir efetivamente para uma educação inclusiva que realmente se realize e atenda a necessidade de todos educandos. Ademais, se faz necessário a constância de projetos, programas e eventos destinados a formação de professores no que tange tanto a inclusão como a democratização de um ensino diversificado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID804_TB1279_18062023125506.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Felipe"
    "autor_email" => "luiz.0793484@discente.uem"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No projeto “Inclusão em Foco” aqui apresentado, busca-se contribuir com uma formação diversificada de professores, para que possam auxiliar a escola e a sociedade de forma geral na compreensão de concepções e práticas para que a inclusão ocorra efetivamente em todos os contextos sociais e educacionais. O princípio da educação inclusiva vem sendo debatido em diversos países, especialmente após a Declaração de Salamanca (1994). O Brasil, signatário desta declaração, iniciou o processo inclusivo e uma série de leis e decretos foram promulgados, de forma a garantir o acesso de pessoas com deficiência às escolas regulares. Para que a inclusão aconteça faz-se necessário garantir a aprendizagem e a permanência desse estudante na escola e, nesse contexto destaca-se a necessidade constante de capacitação profissional, para a promoção de mudanças no ambiente educacional (GLAT, 1998). Além da qualificação profissional, capacidade em perceber a diferenciação de necessidades dos educandos, valorização do conhecimento, inovação, excelência e adaptação aos diversos contextos educacionais, é fundamental na educação inclusiva (DÁVILA e NAYA,2012; AQUINO e GARCÍA, 2012; FRIEDNER e OSBORNE, 2013; LAWFORD-SMITH, 2013; ALBA PASTOR e ZUBILLAGA DELRÍO, 2012). Este projeto, então, ao desenvolver um curso de formação continuada para um grupo de educadores de escolas públicas e discentes de licenciaturas, busca alternativas que atendam às necessidades e às demandas da realidade inclusiva que vivenciam e contribuir efetivamente para uma educação inclusiva que realmente se realize e atenda a necessidade de todos educandos. Ademais, se faz necessário a constância de projetos, programas e eventos destinados a formação de professores no que tange tanto a inclusão como a democratização de um ensino diversificado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.