No projeto “Inclusão em Foco” aqui apresentado, busca-se contribuir com uma formação diversificada de professores, para que possam auxiliar a escola e a sociedade de forma geral na compreensão de concepções e práticas para que a inclusão ocorra efetivamente em todos os contextos sociais e educacionais. O princípio da educação inclusiva vem sendo debatido em diversos países, especialmente após a Declaração de Salamanca (1994). O Brasil, signatário desta declaração, iniciou o processo inclusivo e uma série de leis e decretos foram promulgados, de forma a garantir o acesso de pessoas com deficiência às escolas regulares. Para que a inclusão aconteça faz-se necessário garantir a aprendizagem e a permanência desse estudante na escola e, nesse contexto destaca-se a necessidade constante de capacitação profissional, para a promoção de mudanças no ambiente educacional (GLAT, 1998). Além da qualificação profissional, capacidade em perceber a diferenciação de necessidades dos educandos, valorização do conhecimento, inovação, excelência e adaptação aos diversos contextos educacionais, é fundamental na educação inclusiva (DÁVILA e NAYA,2012; AQUINO e GARCÍA, 2012; FRIEDNER e OSBORNE, 2013; LAWFORD-SMITH, 2013; ALBA PASTOR e ZUBILLAGA DELRÍO, 2012). Este projeto, então, ao desenvolver um curso de formação continuada para um grupo de educadores de escolas públicas e discentes de licenciaturas, busca alternativas que atendam às necessidades e às demandas da realidade inclusiva que vivenciam e contribuir efetivamente para uma educação inclusiva que realmente se realize e atenda a necessidade de todos educandos. Ademais, se faz necessário a constância de projetos, programas e eventos destinados a formação de professores no que tange tanto a inclusão como a democratização de um ensino diversificado.