Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96807
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2858
    "inscrito_id" => 15274
    "titulo" => "EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15274_TB2858_04102023213602.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAN VICTOR VIEIRA GAMA DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YAN GAMA"
    "autor_email" => "yancerqueira.20200001847@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96807
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2858
    "inscrito_id" => 15274
    "titulo" => "EXPLORANDOAHISTÓRIADAMATEMÁTICANOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15274_TB2858_04102023213602.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YAN VICTOR VIEIRA GAMA DE CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YAN GAMA"
    "autor_email" => "yancerqueira.20200001847@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.