As histórias da matemática dispõem aos estudantes os fundamentos para ressignificar o saber matemático produzido na antiguidade, trazendo-os ao contexto sociocultural agora vivenciado, dialogando com outros conhecimentos construído pela história da humanidade. Através do estudo da história da matemática, é possível entender como os conceitos matemáticos foram desenvolvidos e como eles se relacionam com outras áreas do conhecimento. Além disso, a inclusão da história da matemática no ensino de matemática pode ajudar a combater a visão de que a matemática é uma disciplina abstrata e distante da realidade, por mostrar como a matemática é aplicada em diferentes contextos históricos e culturais. Diante disso, a pergunta de pesquisa norteadora desse trabalho foi : como a história da matemática é apresentada nos livros didáticos e qual é o impacto disso na aprendizagem dos discentes? A metodologia adotada constituiu em um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, voltado a livros didáticos, artigos científicos, dissertações e teses que tematiza a história da matemática. Nesse contexto, o campo de pesquisa abrangeu livros didáticos de matemática utilizados em diferentes níveis de ensino, desde o ensino fundamental até o médio. Os sujeitos de pesquisa foram os próprios livros, considerando-os como uma representação dos materiais didáticos amplamente disponíveis nas escolas. Esse estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada sobre a abordagem da história da matemática nos livros didáticos e seu impacto no processo de aprendizagem. As compreensões obtidas podem destacar a importância da história da matemática como uma ferramenta motivadora e contextualizadora, capaz de despertar o interesse dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos. Além disso, identificou-se boas práticas e recomendações para aprimorar a incorporação da história da matemática nos livros didáticos, visando a melhoria do ensino da disciplina.