Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes.