A ação de extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo dinâmico, que propicia experiências amplas em vários cenários da sociedade, interagindo e transformando a realidade social. O Programa de Extensão Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida – SABEQ estruturado desde 2016 pelo componente curricular de Fisiologia da UNIRIO realiza, dentro e fora da Universidade, diversas ações com objetivo de dialogar sobre promoção de saúde e prevenção de doenças e abrir espaços para discussão e atuação de estudantes afrodescendentes, ambos alinhados com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS3 e 10). Desde sua criação passaram pelo SABEQ graduandos da saúde. Os estudantes são os autores, planejadores e executores das ações. Cabe aos docentes orientar, acompanhar e apoiá-los para que se sintam confiantes na realização das atividades. O impacto que essas atividades tiveram, e ainda tem, sobre a formação destes discentes é perceptível. O trabalho relata a experiencia extensionista de discentes afrodescendentes e quais os impactos percebidos na sua formação e desenvolvimento pessoal. Trata-se de relato de experiencia de abordagem qualitativa. As discentes envolvidas no relato participaram de várias atividades dentro do projeto “Sono e Climatério” vinculado ao programa SABEQ. Os benefícios das ações extensionistas se estendem tanto ao público-alvo externo quanto à comunidade universitária. Isso se reflete nas palavras de uma das estudantes quando diz: “Eu almejava estar num projeto que atendesse as minhas demandas e que ainda tivesse um viés de acolhimento racial”. Sendo assim, é notória a necessidade da escuta e do diálogo aberto, uma vez que permite reconhecer e considerar as diversas percepções de todos os indivíduos, neste trabalho específico, os estudantes afrodescendentes. Conclui-se que, o programa SABEQ acredita que a extensão é um espaço propício e com oportunidades para o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento, encorajamento e visibilidade dos estudantes afrodescendentes.