Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FISIOLOGIA HUMANA: ESPAÇO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES AFRODESCENDENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99965
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7007
    "inscrito_id" => 17312
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FISIOLOGIA HUMANA: ESPAÇO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES AFRODESCENDENTES"
    "resumo" => "A ação de extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo dinâmico, que propicia experiências amplas em vários cenários da sociedade, interagindo e transformando a realidade social. O Programa de Extensão Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida – SABEQ estruturado desde 2016 pelo componente curricular de Fisiologia da UNIRIO realiza, dentro e fora da Universidade, diversas ações com objetivo de dialogar sobre promoção de saúde e prevenção de doenças e abrir espaços para discussão e atuação de estudantes afrodescendentes, ambos alinhados com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS3 e 10). Desde sua criação passaram pelo SABEQ graduandos da saúde. Os estudantes são os autores, planejadores e executores das ações. Cabe aos docentes orientar, acompanhar e apoiá-los para que se sintam confiantes na realização das atividades. O impacto que essas atividades tiveram, e ainda tem, sobre a formação destes discentes é perceptível. O trabalho relata a experiencia extensionista de discentes afrodescendentes e quais os impactos percebidos na sua formação e desenvolvimento pessoal. Trata-se de relato de experiencia de abordagem qualitativa. As discentes envolvidas no relato participaram de várias atividades dentro do projeto “Sono e Climatério” vinculado ao programa SABEQ. Os benefícios das ações extensionistas se estendem tanto ao público-alvo externo quanto à comunidade universitária. Isso se reflete nas palavras de uma das estudantes quando diz: “Eu almejava estar num projeto que atendesse as minhas demandas e que ainda tivesse um viés de acolhimento racial”. Sendo assim, é notória a necessidade da escuta e do diálogo aberto, uma vez que permite reconhecer e considerar as diversas percepções de todos os indivíduos, neste trabalho específico, os estudantes afrodescendentes. Conclui-se que, o programa SABEQ acredita que a extensão é um espaço propício e com oportunidades para o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento, encorajamento e visibilidade dos estudantes afrodescendentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB7007_03102023190638.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini"
    "autor_email" => "solange.vicentini@unirio."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99965
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7007
    "inscrito_id" => 17312
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FISIOLOGIA HUMANA: ESPAÇO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES AFRODESCENDENTES"
    "resumo" => "A ação de extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo dinâmico, que propicia experiências amplas em vários cenários da sociedade, interagindo e transformando a realidade social. O Programa de Extensão Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida – SABEQ estruturado desde 2016 pelo componente curricular de Fisiologia da UNIRIO realiza, dentro e fora da Universidade, diversas ações com objetivo de dialogar sobre promoção de saúde e prevenção de doenças e abrir espaços para discussão e atuação de estudantes afrodescendentes, ambos alinhados com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS3 e 10). Desde sua criação passaram pelo SABEQ graduandos da saúde. Os estudantes são os autores, planejadores e executores das ações. Cabe aos docentes orientar, acompanhar e apoiá-los para que se sintam confiantes na realização das atividades. O impacto que essas atividades tiveram, e ainda tem, sobre a formação destes discentes é perceptível. O trabalho relata a experiencia extensionista de discentes afrodescendentes e quais os impactos percebidos na sua formação e desenvolvimento pessoal. Trata-se de relato de experiencia de abordagem qualitativa. As discentes envolvidas no relato participaram de várias atividades dentro do projeto “Sono e Climatério” vinculado ao programa SABEQ. Os benefícios das ações extensionistas se estendem tanto ao público-alvo externo quanto à comunidade universitária. Isso se reflete nas palavras de uma das estudantes quando diz: “Eu almejava estar num projeto que atendesse as minhas demandas e que ainda tivesse um viés de acolhimento racial”. Sendo assim, é notória a necessidade da escuta e do diálogo aberto, uma vez que permite reconhecer e considerar as diversas percepções de todos os indivíduos, neste trabalho específico, os estudantes afrodescendentes. Conclui-se que, o programa SABEQ acredita que a extensão é um espaço propício e com oportunidades para o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento, encorajamento e visibilidade dos estudantes afrodescendentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17312_TB7007_03102023190638.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE CAMPOS VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "Mrs Vicentini"
    "autor_email" => "solange.vicentini@unirio."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A ação de extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo dinâmico, que propicia experiências amplas em vários cenários da sociedade, interagindo e transformando a realidade social. O Programa de Extensão Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida – SABEQ estruturado desde 2016 pelo componente curricular de Fisiologia da UNIRIO realiza, dentro e fora da Universidade, diversas ações com objetivo de dialogar sobre promoção de saúde e prevenção de doenças e abrir espaços para discussão e atuação de estudantes afrodescendentes, ambos alinhados com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS3 e 10). Desde sua criação passaram pelo SABEQ graduandos da saúde. Os estudantes são os autores, planejadores e executores das ações. Cabe aos docentes orientar, acompanhar e apoiá-los para que se sintam confiantes na realização das atividades. O impacto que essas atividades tiveram, e ainda tem, sobre a formação destes discentes é perceptível. O trabalho relata a experiencia extensionista de discentes afrodescendentes e quais os impactos percebidos na sua formação e desenvolvimento pessoal. Trata-se de relato de experiencia de abordagem qualitativa. As discentes envolvidas no relato participaram de várias atividades dentro do projeto “Sono e Climatério” vinculado ao programa SABEQ. Os benefícios das ações extensionistas se estendem tanto ao público-alvo externo quanto à comunidade universitária. Isso se reflete nas palavras de uma das estudantes quando diz: “Eu almejava estar num projeto que atendesse as minhas demandas e que ainda tivesse um viés de acolhimento racial”. Sendo assim, é notória a necessidade da escuta e do diálogo aberto, uma vez que permite reconhecer e considerar as diversas percepções de todos os indivíduos, neste trabalho específico, os estudantes afrodescendentes. Conclui-se que, o programa SABEQ acredita que a extensão é um espaço propício e com oportunidades para o desenvolvimento de sentimentos de pertencimento, encorajamento e visibilidade dos estudantes afrodescendentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.