O presente estudo analisa as dificuldades no processo de escrita de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, partindo dos elementos de coerência e coesão textuais. Para isso, nos propomos a analisar textos do gênero memórias literárias de alunos de uma escola da zona rural do município de São Miguel, localizado no Alto-oeste do Estado do Rio Grande do Norte, que participaram da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada no ano de 2021, ainda no contexto remoto, por causa da pandemia de Covid-19. Partindo de uma perspectiva documental, por isso qualitativa de pesquisa, escolhemos a primeira versão de textos produzidos por: 2 alunos do 6º e 7º anos. O critério para a escolha foi maior participação no decorrer das aulas remotas e na elaboração dos textos. Ao final das análises é possível afirmar que: os alunos possuem um nível de escrita esperado para discentes dos Anos Iniciais, que ainda estão no processo de alfabetização. Os recursos linguísticos coesivos quase não foram utilizados e, quando foram, não adequadamente, o que comprometeu a coerência/ especificidades estilísticas e estruturais do gênero. Certamente que o contexto pandêmico contribuiu para essa situação, porém, é necessário indicar que certas dificuldades na escrita remetem ao processo de alfabetização.