Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BNCC E TDICS: UM OLHAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA À LUZ DAS NOVAS TECNOLOGIAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É perceptível que, nos últimos anos, as tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) adentraram em todos os setores que compõem a sociedade, inclusive o âmbito educacional, para facilitar e ampliar as atividades que movimentam estes ambientes sociais. Nos currículos escolares, essa inserção ocorre a partir das propostas presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018) com intuito de desenvolver a autonomia e criticidade dos alunos. Nesse sentido, o presente estudo, de natureza bibliográfica, documental e quali-quantitativa, visa refletir acerca das práticas pedagógicas de ensino de Língua Portuguesa em uma escola pública no estado da Paraíba, considerando as propostas do documento parametrizador e normativo da Educação, a BNCC (2018), que direcionam os currículos, bem como o desenvolvimento das aulas, a partir das novas tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma entrevista, formulada por 17 questões abertas, com o professor do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Esperança -PB. Os resultados das análises apontam que, a partir do uso do aplicativo Sapientia, plataforma digital criada com intuito pedagógico para auxiliar as práticas docentes, as TDICs estão presentes nas metodologias do professor de Língua Portuguesa da turma do 3º ano do Ensino Médio, possibilitando a ampliação do conhecimento e autonomia dos discentes.

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