O presente projeto intitulado: A diversidade cultural da EJA: o papel da escola e do professor na promoção de uma educação voltada ao tratamento das identidades pessoais, sociais e culturais, procura analisar procedimentos e leituras sobre o fazer pedagógico dos professores em turmas de EJAs, e como alcançar um melhor desempenho perante os inúmeros obstáculos que perpassam toda a trajetória escolar de uma estudante de EJA, tais propostas abrangem aspectos como a História Cultural e a Decolonialidade como alternativas conceituais de trabalho dentro da proposta pedagógica dos professores, determinando assim, uma maior familiaridade e uma linguagem acessível aos alunos de EJA, contribuindo para um aprendizado mais significativo e dialógico. O resultado desde estudo consiste na elaboração de materiais didáticos complementares que possam dialogar e complementar os aspectos do letramento científico presentes no livro didático, abrangendo uma perspectiva pedagógica mais flexível ao levar em consideração os sujeitos que se encontram presentes em turmas de EJA, trabalhadores, donas de casa, desempregados, jovens marginalizados e etc. É de acordo com esse panorama que a diversidade cultural se apresenta com uma alternativa dialógica em relação a aula ministrada pelo professor, e possibilita um aprendizado mais efetivo perante as propostas de ensino que almejam a pluralidade cultural como estratégia de aprendizagem.